domingo, 1 de outubro de 2017

Um filtro visual denominado percepção



WE AND THEY


Father, Mother, and Me
Sister and Auntie say
All the people like us are We,
And every one else is They.
And They live over the sea,
While We live over the way,
But - would you believe it? - They look upon We
As only a sort of They !



All good people agree,
And all good people say,
All nice people, like Us, are We
And every one else is They:
But if you cross over the sea,
Instead of over the way,
You may end by (think of it!) looking on We
As only a sort of They !


Rudyard Kipling 





Boa noite colegas e professora, 


Decidi iniciar a minha publicação com a primeira e última estrofe de um dos meus poemas preferidos que, a meu ver, introduz devidamente o tema que pretendo abordar.
No texto Ways Of Seeing, de John Berger, li uma frase que despertou em mim um particular fascínio:
"Yet, although every image embodies a way of seeing, our perception or appreciation of an image depends also upon our own way of seeing". 
Tudo é relativo. Por outras palavras, ninguém vê o mundo com total objectividade.
Tanto o poema, a citação, bem como a imagem tratam a questão da percepção:

  • Partindo da análise detalhada do poema, podemos verificar que nele prevalecem as noções de grupo - neste caso o nosso grupo (ingroup) e o grupo deles (outgroup) - e de fronteira (que, por sua vez artificial, separa os dois tipos de grupo). Na verdade, o poema expõe duas perspectivas/percepções diferentes, cada uma relativa a um grupo. Quer isto dizer que, as pessoas como "nós" que estão inseridas no mesmo meio socio-cultural seleccionam e interpretam estímulos da mesma forma, enquanto que as outras pessoas ("eles") processam igualmente esta informação mas de maneira distinta;
  • No que se refere à citação, podemos depreender que, embora o autor escreva mediante o modo como percepciona algo, nós podemos descodificar e interpretar aquilo que foi escrito de forma completamente oposta. Isto porque a nossa visão possui filtros que condicionam e definem a nossa percepção. Assim sendo, por mais que um pintor tente transpor para uma tela a ideia que possui em relação ao mundo em que vivemos, eu irei certamente examinar essa mesma obra com "outros olhos". A percepção está assim intimamente ligada com a relatividade;
  • Por último, decidi adicionar a imagem que podem observar junto do poema, visto que se adequa ao tema da percepção. Como devem calcular, a primeira impressão que muitos de vocês terão ao ver a imagem será a de um pato que nos é apresentado. No entanto, julgo que alguns colegas não vêm um pato, mas sim um coelho. Como referi anteriormente, é tudo uma questão de percepção.

Beatriz Carvalho 
Nº148857

1 comentário:

  1. Grata, Beatriz pela sua estimulante reflexão sobre a relatividade do nosso olhar, uma consciência que, sem dúvida, nos leva a assumir maior flexibilidade face à diferença.

    ResponderEliminar