quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Heteronormatividade_TEDxCopenhagen

Boa noite,

No seguimento das Políticas de Identidade mencionadas na aula de hoje, venho partilhar este curto vídeo sobre a heteronormatividade: "Ending Straight World Order" (2013). Apesar de já antigo, explora o tópico no contexto da Teoria Queer contemporânea de uma forma bastante direta e simples, ainda que superficial. Sendo assim, peço um espírito crítico relativamente à linguagem e à argumentação usadas, já que carecem de uma problematização mais profunda visto que o objetivo é mesmo uma introdução básica e empática (ao invés de académica e analítica).
Para quem tiver curiosidade em explorar mais o assunto, deixo esta super mini-introdução a um dos pensamentos-chave de Judith Butler: An Introduction to Judith Butler's Gender Trouble. Esta foi uma das obras que me introduziu à teoria que tem sido base tanto para o activismo LGBT, como para os movimentos feministas interseccionais dos últimos anos e aconselho vivamente a sua leitura!

Um bom feriado a todos!

Tânia Viegas

1 comentário:

  1. grata pela partilha destes documentos que certamente contribuem para alargar a perspetiva da turma sobre as questões de identidade de género, Tânia!

    ResponderEliminar