quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Popularidade digital: "I Know You From Somewhere"

Para além dos vários conteúdos que a cadeira de Cultura Visual nos proporciona, venho por este meio convidar-vos a ver uma curta-metragem que faz questionar a popularidade digital e as suas peripécias enganosas.

I know You From Somewhere é uma curta metragem que faz pensar na verosimilhança de tudo aquilo que vemos. O realizador Andrew Fitzgerald aborda aqui questões sociais e cívicas como o racismo, os valores morais e o impacto das redes sociais.

Sem grandes spoilers, segue-se uma citação do artigo publicado no site Shifter que explica resumidamente o que o vídeo tenta transmitir:
"I know You From Somewhere acompanha a história de uma novata nos social media que rapidamente se torna sensação pelos piores motivos. [Impulsionada] por um mal entendido que se torna viral, esta curta desafia-nos a alargar a forma como olhamos para os social media e o que por lá vemos, evidenciando a distância que pode ir entre a realidade e a representação."




Sofia Pereira, 148129

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Sofia. De facto, hoje em dia a identidade social passa muito pela capacidade de manter uma imagem ficcionada de nós mesmos que acaba por dificultar o auto-conhecimento. As redes sociais tornam-se uma adição que nos leva a filtrar toda a experiência pelo ecrã, tendo como objetivo um ideal de comunidade que, na verdade, não se concretiza e apenas aprofunda a nossa solidão, na sociedade atomizada em que vivemos. É um desafio para todos nós conseguir usufruir da possibilidade de funcionar em rede sem sucumbir à alienação da mediatização constante.

    ResponderEliminar