sábado, 21 de outubro de 2017

"The True Cost" (2015)

Bom dia colegas,
recentemente assisti ao documentário The True Cost (2015), realizado por Andrew Morgan, que mostra o mundo do fabrico de roupas. Roupas estas que, muitas vezes, compramos por mero impulso e a preços muito baixos em grandes superfícies - mas quem será que está na verdade a pagar por elas? Quando compramos quantidades absurdas por preços ainda mais absurdos, quem sente realmente o impacto desse consumo? São estas as questões às quais o realizador pretende responder para nos deixar a pensar, mostrando a realidade da industria em vários lugares do mundo.

Aconselho-vos, pois, a visualização deste documentário, porque penso ser importante a reflexão acerca do tópico por ele abordado, assim como a sensibilização para o consumo despropositado e em massa no qual (quase) todos nós participamos, sendo que, tanto direitos humanos como o planeta Terra são diariamente desrespeitados.


Podem assistir aqui ao trailer e, caso tenham interesse, está disponível na íntegra na plataforma Netflix.

Deixo-vos também a conhecer a Fashion Revolution, que consiste num movimento que luta pelo confronto dos consumidores para com as marcas, assim como uma indústria da moda sem crime.


Mariana Margarido 

2 comentários:

  1. Olá! Infelizmente, o desrespeito das marcas da moda pelos direitos humanos e ambientais tem sido uma constante. Mas isso não acontece só na indústria têxtil, também acontece com outras marcas grandes marcas como a coca cola, que prefere gastar milhões em publicidade, do que pagar indemnizações ou salários dignos aos seus trabalhadores. No entanto, a escolha se queremos ou não compactuar com esse desrespeito, no final, cabe a todos nós. Desconhecia o movimento Fashion Revolution, mas ainda bem que existe, pois é a prova que a consciencialização sobre essa realidade obscura está a aumentar.

    ResponderEliminar
  2. Este documentário já estava disponível no nosso blogue, mas aqui fica de novo mais acessível para os colegas deste ano letivo. Feliz com a Diana por saber do movimento Fashion Revolution que, pelo que vejo no site, conduz projetos ligados ao micro-empreendedorismo, que empodera as comunidades locais, e procura humanizar esta indústria.

    ResponderEliminar