domingo, 8 de outubro de 2017

O impacto dos produtos tóxicos no quotidiano

Boa noite colegas e professora,

Após a visualização do vídeo Story of Stuff (2007) na aula de sexta passada, achei pertinente partilhar convosco um documentário que vi no passado domingo, intitulado Toda a Verdade: Disruptores Endócrinos e transmitido na SIC Notícias entre as 5:10 e as 6:00h, do dia 1 de outubro.
Em Story of Stuff, ficamos a conhecer as várias fases percorridas pelos produtos que atualmente consumimos. Pretendo aqui destacar o processo de produção envolvido neste sistema da economia dos materiais. O que acontece nesta etapa diz respeito à junção de recursos naturais com químicos e tóxicos, o que resulta na fabricação de produtos também eles tóxicos/químicos. A verdade é que todos os dias estamos em contacto com estes produtos sem sequer nos apercebermos. 
 
O documentário que aqui partilho aborda exatamente essa questão: o impacto dos produtos químicos que, diariamente, inalamos e ingerimos inconscientemente. Os disruptores endócrinos que possuímos no cabelo, analisados por toxicólogos, permitem determinar a quantidade de produtos químicos que invadem o nosso organismo. Para que conste, estes tóxicos perduram durante anos no nosso organismo e atacam essencialmente os órgãos e as glândulas reprodutoras. Cabeleireiras e esteticistas revelam-se as profissões por eles mais afetadas. Fundamentalmente, é dado ênfase a um tópico em particular: os problemas de infertilidade e as malformações em filhos de pessoas altamente expostas a estes químicos.
Apelo à vossa atenção para este documentário bem estruturado e dinâmico que segue a história de várias famílias que foram, de diversos modos, involuntariamente afetadas por este tipo de substâncias. Voltando a
Story of Stuff, pergunto-me como é possível que o leite materno, o primeiro alimento que o ser humano ingere, seja aquele com maiores níveis de toxicidade.

Bom fim de semana,

Beatriz Carvalho Nº148857

2 comentários:

  1. Beatriz, é impressionante como estamos numa era em que o micro reflete a tantos níveis o macro cosmos: a poluição é um dos exemplos gritantes, sendo os mais afetados aqueles que trabalham com produtos publicitados como "inocentes" (a tinta para o cabelo, por exemplo) mas cheios de químicos nefastos como efeito nem sequer conhecemos, visto sermos a primeira geração sujeita a este tipo de contaminação

    ResponderEliminar
  2. Olá Beatriz. Gostei muito da tua publicação! É de uma revolta enorme o que nós, o
    Ser mais desprezível do Planeta Terra, fazemos todos os dias com as nossas nefastas ações. A quantidade de plásticos que usamos diariamente, os químicos que despejamos para as águas limpas e poluídas dos mares e dos rios, tanta coisa e fazemos questão de ignorarmos essa contaminação tóxica permanente.

    Fabien Silvano

    ResponderEliminar