quinta-feira, 19 de outubro de 2017

"FLORENCE, UMA DIVA FORA DE TOM"

Boa noite, colegas!

Deixo uma sugestão que acho muito pertinente. Neste caso é a minha sugestão cinematográfica para qualquer final de manhã, de tarde ou de noite, quem sabe. O filme intitula-se de Florence: Uma Diva Fora de Tom (ou Florence Foster Jenkins, no original). Todo o enredo é poético: ela, Florence, excelentemente bem interpretada por Meryl Streep, é uma senhora muito bem apessoada que crê na sua capacidade vocal exímia, julgando-se a maior estrela da cidade. O público sempre soube que ela nunca cantou bem, mas mesmo assim respeitam-na, sem nunca a terem humilhado ou menosprezado pela sua falta de talento.


E é isto que falta à nossa sociedade, o respeito pelo próximo. Cada um é livre de fazer aquilo de que gosta, de dizer aquilo que quer e de agir como bem acha que tem de fazer. Podemos não gostar, mas respeitamos as escolhas de cada um, tal como aconteceu com esta "Diva"; não gostavam dela, nem de como cantava, mas enchiam os auditórios só para ouvirem a sua irreverência e para ela sentir que estava a ser respeitada pela escolha que fez.

Deixo o trailer AQUI para que possam sentir-se atraídos por esta magnífica narrativa imbuída de esperança!

Fabien Silvano

1 comentário:

  1. Grata pela sugestão, Fabien. Faço apenas notar que, vivendo nós em comunidade, num contexto cada vez mais multicultural e eclético, asserções como "Cada um é livre de fazer aquilo de que gosta, de dizer aquilo que quer e de agir como bem acha que tem de fazer." podem ser um pouco problemáticas...

    ResponderEliminar