Cotação I = 90, II = 100, Estrutura;
argumentação; correção formal = 10
I
“Today
there is a new world-view
being produced by people
making, watching and circulating
images in quantities and ways that could never have been anticipated in
1990. Visual culture is
now the study of how to
understand change in a world too enormous to see but vital to imagine. (…) Networks have redistributed and expanded the viewing space, while
often contracting
the size of a screen
on which images are viewed, and deteriorating their quality. Visual culture today is the key manifestation in everyday
life of what sociologist Manuel Castells calls ‘the network society’, a way of social life that takes its shape from
electronic information
networks (1996). It is not just that networks give us access to images — the image relates to networked life
on- and offline and the ways
we think about and experience
those relations.”
Mirzoeff, Nicholas. How to See the World. Penguin, 2015, pp.
12-13.
Comente o
excerto apresentado tendo em conta a sua experiência enquanto produtor e
consumidor de imagens no mundo digital contemporâneo.
Mirzoeff
argumenta que os textos visuais fundamentam a nossa mundivisão (ex. Blue Marble e posteriores fotografias do
planeta Terra) e têm impactos sócio-políticos a uma escala cada vez mais
global. Para mais, a técnica de visualização digital (que veio substituir a
fotografia analógica) combina fragmentos para apresentar uma totalidade
significativa, muito à semelhança do nosso modo de ver e ler o mundo.
A Cultura
Visual é uma área disciplinar que nasceu no início da década de 1990 (referida
no excerto em análise como ponto de comparação com a contemporaneidade), com o
intuito de articular aquilo que vemos (e podemos ver) com o modelo
mental/conceptual por nós usado para ler/construir a realidade e definir as
nossas possibilidades de ação. Daí ser uma disciplina fundamental para
politizar o contexto coevo, marcado não só pelo acréscimo da quantidade de
imagens em circulação, como também pela emergência de novos modelos de
interação, com o surgimento de tecnologias portáteis (o telemóvel é um
micro-computador com várias funcionalidades, por exemplo) e da “sociedade de
rede”.
+ tópicos
estruturantes da visão contemporânea (14-15): todos os media são por definição sociais; ver é um sistema sensorial e nós
estamos cada vez mais articulados com as máquinas no modo de visualizar o mundo
(seremos ciborgues, com os processos biológicos progressivamente substituídos
por circuitos eletrónicos ligados a redes de dados e mediatizados por
ecrãs?); as técnicas de visualização
tendem a manietar a nossa perceção do mundo, desenhada de acordo com princípios
ideológicos que servem os interesses corporativos e instauram a docilidade
entre os cidadãos-consumidores; o nosso conhecimento resulta da aprendizagem de
regras de ver (e não ver) o mundo (como poderemos ampliar a área de
visibilidade?); a Cultura Visual implica uma abordagem ativista e reclama
agenciamento político
De que
modo a minha identidade é forjada na interação com estes novos modelos de
produção e de distribuição de imagens? Como me relaciono com os arquivos de
material visual que circulam no espaço virtual contemporâneo?
II
Analise este anúncio publicitário, tendo em conta os instrumentos teóricos por nós estudados. O cartaz encontrava-se no bar Cantinho das Letras, FLUL, em outubro de 2017[1].
Analise este anúncio publicitário, tendo em conta os instrumentos teóricos por nós estudados. O cartaz encontrava-se no bar Cantinho das Letras, FLUL, em outubro de 2017[1].
Composição centralizada — a embalagem
do produto surge centrada, sobre um fundo com limas e romãs que remetem para os
seus ingredientes, também representados na parte superior da lata da bebida (os
ecos cromáticos sublinham esta contiguidade semântica). A tangibilidade (vide
Berger: discurso publicitário recorre a estratégias representativas da pintura
a óleo, nomeadamente da natureza morta) destes frutos acentua o teor natural da
bebida (“With real juice”), transferindo as qualidades dos ingredientes para a
bebida (sendo aqui a frescura acentuada pelas
gotas de água, pelas cores fortes e pela romã acabada de abrir). A ideia
de que esta bebida encapsula as propriedades da fruta onde se encontra
sobreposta é também realçada pela declaração “Premium cider inspired by nature”,
que rodeia o cesto com maçãs (o ingrediente principal da sidra) apresentado na
parte inferior da embalagem.
A caixa de texto superior —
“Kiss. Cider” —, ecoada no centro da lata da bebida, apresenta o nome da marca e o tipo de produto;
o recurso ao inglês distingue um público-alvo com escolaridade média-superior (tal
como os alunos universitários que frequentam o bar da FLUL). O tipo de letra
imitando o manuscrito frisa a rusticidade da produção (vide arvoredo no canto
inferior da lata) e a autenticidade da sensação de prazer do “beijo” a que
alude o nome. A originalidade deste produto é ainda acentuada pelo facto de o
acento do “i” ser substituído por um desenho (a folha de uma das maçãs
representadas, também a dourado, no cesto do canto inferior da lata?). Ainda na
caixa de texto superior, o slogan (“É preciso ter lata!”) estabelece um trocadilho
com a expressão metafórica portuguesa, apontando, a nível denotativo, para a embalagem
de lata (que se torna imperativo adquirir) e, a nível conotativo, para a
atitude provocatória a que alude a expressão original (consumir esta bebida
torna-se, pois, um ato de rebeldia, de irreverência).
A caixa de texto inferior
traduz a informação constante na embalagem e identifica o produto “Sidra com
sumo natural”, sendo a qualidade “natural” dos ingredientes enfatizada pelo
fundo da composição do poster, em contiguidade visual com a lata da bebida,
como já acima foi referido. Por fim, na caixa de texto do canto inferior
esquerdo surge um apelo à interação direta da audiência com a página de uma das
redes sociais em que o produto é anunciado, e onde provavelmente o consumidor
será aliciado para gerar mais publicidade para a marca (através de likes nos e/ou comentários aos posts, por exemplo).
[1] Imagem do produto com maior definição https://images.squarespace-cdn.com/content/52536652e4b007332ef4ecf4/1443635479612-IO6I1NLMMD496HI7WGUH/?format=1000w&content-type=image%2Fjpeg
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