Cultura
Visual
2018-2019
Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com
“Viver, entretanto, é ver, ir
vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
Calendário e avaliação
Janeiro
30
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos
de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema
de avaliação
Fevereiro
1
O mundo como texto
Análise de objetos do
quotidiano; elaboração coletiva de um esquema interpretativo
· Howells, Richard. “Semiotics”, Visual Culture. Polity, 2013, 94-114.
6
Definições de cultura
Howells, Richard.
“Hermeneutics”, Visual Culture.
Polity, 2013, 115-128.
· “Powers of Ten”, Eames Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0
8
Abordagens da Cultura Visual
Mirzoeff,
Nicholas. “How to See the World”. How to See the World. Penguin, 2015,
pp. 3-27.
· “Afinal o que é a Cultura Visual?”, alun@
mistério, 1/07/2016
http://culturvisflul.blogspot.com/2016/06/afinal-o-que-e-cultura-visual.html#comment-form
13
Visão como performance
Berger, John. Capítulo 1, Modos de Ver, tradução e prefácio de
Jorge Leandro Rosa. Antígona, 2018, pp. 17-48.
· Howells, Richard. “Ideology”, Visual Culture. Polity, 2013, pp. 70-93.
· “How John Berger Taught Us to See”, Tiago
Silva, 22/10/2016
http://culturvisflul.blogspot.com/2016/10/how-john-berger-taught-us-to-see.html
15
É a economia, estúpid@!
Varoufakis, Yanis. “The
Birth of Market Society”, Talking to My
Daughter About the Economy: A Brief History of Capitalism, traduzido por
Jacob Moe e Yanis Varoufakis. The
Bodley Head, Penguin, 2017, pp. 27-49.
--- “Stupid Viruses?”, pp.
165-199.
·
Noam
Chomsky: Neoliberalism is Destroying our Democracy. The Nation, 02/06/2017.
https://www.youtube.com/watch?v=tBzSLu3MZ6I
· Varoufakis and Chomsky discuss Neoliberalism. acTVism Munich, 13/09/2016.
https://www.youtube.com/watch?v=_t5_54GWGdw
20
Cultura de consumo
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
http://storyofstuff.org/movies/story-of-stuff/
· Elizabeth Dulemba, “Is your stuff stopping you?”, TEDx University of Edinburgh, 16/02/2016.
https://www.youtube.com/watch?v=8Pb-hjqdjbY
· “History: Consumerism”, The School of Life, 07/10/2016.
https://www.youtube.com/watch?v=Y-Unq3R--M0
· “Less is more”, DVAlmeida, 16/01/2017
http://culturvisflul.blogspot.com/2017/01/less-is-more.html
22
Projeto
de pesquisa — definir grupo e texto para análise[1]
Publicidade como motor do sistema neoliberal
Berger, John. Capítulo 7, Modos de Ver, tradução e prefácio de
Jorge Leandro Rosa. Antígona, 2018, pp. 153-182.
· Berger, John. Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
·
Klein, Naomi. “New Branded World”, No
Logo. Picador, 1999, pp. 3-26.
· “How the Modern World Maskes Us Mentally Ill”,
The School of Life, 08/05/2018.
https://www.youtube.com/watch?v=yO0v_JqxFmQ
27
Cidadania precária
Klein, Naomi. “Beyond the Brand”, No
Logo. Picador, 1999, pp. 420-437.
--- “Consumerism versus Citizenship” 438-446
Jally, Sut, realizadora. NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, 2003.
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
Março
1
Entrega
da análise de texto
Aula aberta
Ana Rita Seirôco, uma
filósofa ativista
8
Estamos a tempo de mudar?
Macy,
Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy. New
World Library, 2012, pp. 13-33.
· --- “A Larger View of Time”,
pp. 139-160.
· Mirzoeff,
Nicholas. “Visual Activism”, How to See the World. Penguin, 2015, pp.
289-298.
13
Saber ler o mundo como ferramenta política
Williamson,
Judith. “A Currency of Signs”, Decoding
Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion Boyars, 2010, pp.
17-39.
· reLER: Howells, Richard. “Semiotics”, Visual Culture. Polity, 2013, 94-114.
15
Saber ler o mundo como ferramenta
Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of
Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of
images". Introduction to Multimodal Analysis. Bloomsbury,
2010, pp. 1-30.
20
Saber ler o mundo
Williamson,
Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion
Boyars, 2010, pp. 152-179.
· “MamaPapa”, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE
22
Saber ler
Machin, David.
"Representation of social actors in the image", "Composition and
page layout". Introduction to Multimodal Analysis. Bloomsbury, 2010. 109-158.
27
Projeto
de pesquisa — Elaboração de um esquema de análise
29
Aula aberta
Pedro Barros
Abril
3
Ler publicidade
5
Ler publicidade
10
Ler publicidade
12
Apresentações
orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
24
Apresentações
orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
26
Teste
Maio
3
Apresentações
orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
8
Apresentações
orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
10
Afinal, o que é a Cultura Visual?
Construção de um esquema
visual coletivo a partir de elementos trazidos pel@s alun@s
Versão
final poster
Lista
posts blogue
Avaliação
Presenças — 5%
Participação —15%
Análise de texto — 20%
Projeto de pesquisa — 30%
Teste — 30%
1. Presenças (26 aulas)
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os
trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados
apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação
explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!
2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais
bibliográficos propostos, pequenos textos escritos, comentários às
apresentações orais... No blogue da
disciplina (com posts,
comentários e sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos
colegas para o projeto de investigação).
culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts
[vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no
processo de avaliação.
3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto de bibliografia relevante sobre as
temáticas abordadas. O enunciado será indicado no blogue cerca de uma semana
antes da data.
O trabalho deve ser impresso e entregue em mão durante a aula, até ao
dia 1 de março.
4. Projeto de pesquisa
Em grupos de 4 alunos, analisar um texto
publicitário (vide nota de rodapé!) escolhido por vós, elaborar um poster
(cartolina A2) esquemático e
apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos uma aula reservada para a preparação deste projeto, que será
também acompanhado em sessões de tutoria
a marcar comigo (pelo menos 1).
22 de fevereiro: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar; iii)
marcação de data para apresentação oral
27 de março: i) discussão das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de
estratégias para composição do poster.
1 semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser
no blogue, com linhas de leitura. A apresentação oral dura no máximo 15 minutos (dividam o tempo de modo equilibrado entre os membros do
vosso grupo).
A versão final do poster,
integrando as minhas sugestões após a apresentação oral, deve ser entregue em
mão na última aula.
5. Teste
26 de abril
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de
apontamentos, livros, fotocópias... Há modelos de testes anteriores disponíveis
para consulta no blogue da cadeira.
Haverá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós
estudada;
2) leitura de um anúncio publicitário contemporâneo, relacionando-o com
o atual contexto sociopolítico e económico.
Os trabalhos devem ser
entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos
inicialmente acordados. A nota final
é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues
correspondem a zero.
* Vamos aprender em comunidade este semestre *
[1] Até esta data, as alunas devem entregar-me
uma folha A4 com o (primeiro e último) nome (e o número de aluna) das pessoas que
integram o grupo de trabalho (com 4 elementos) e ainda uma fotocópia a cores do
texto
publicitário que pretendem analisar (retirado da imprensa portuguesa contemporânea). Para fundamentarem esta escolha
e preparem o esquema de análise, devem ler os excertos de The World Is a Text: Writing, Reading, and Thinking About Culture and
Its Contexts, da autoria de Jonathan Silverman e Dean Rader (Prentice Hall,
2003), disponíveis na reprografia — pp. 13-15, 547-585, 611-624.
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