Em termos da estrutura composicional, podemos analisar a
publicidade utilizando os conceitos de David Machin de Dado/Novo. Sendo o Dado
associado ao lado esquerdo, encontramos um indivíduo (neste caso egípcio) que
colheu goiaba branca, ou seja, simboliza o trabalho que já está feito para que
o consumidor possa usufruir do “tesouro” que é o Compal de Goiaba Branca do
Egito. Assim o consumidor consegue ver-se a si próprio no futuro a consumir
Compal, associando-se ao homem que se encontra a desfrutar de uma bebida
presente no lado direito, isto é, o Novo.
A ideia de que a Goiaba Branca do Egito é “o tesouro mais
bem guardado” encontra-se reforçada na própria garrafa onde se vê escrito: “Edição
Limitada”; ou seja, este produto/tesouro veio do Egito (ideia transmitida pelo selo
com a bandeira egípcia) para que nós consumidores enriquecêssemos com o seu
sabor; claro que isto terá de ser feito rapidamente, podendo ser este tesouro trancado
novamente numa pirâmide. Continuando com o texto verbal presente na garrafa, o
tipo de letra na palavra “Egito” transporta-nos para os hieróglifos presentes nas
pirâmides, ou seja, a palavra denota o país mas conota mistério, um mistério
que tem de ser provado rapidamente ou nunca será desvendado. O logótipo da
marca Compal tem à sua volta o desenho de uma árvore, estando a palavra
posicionada na zona central da copa da árvore, onde nascem os frutos; logo, Compal é um fruto, ou seja, algo natural, daí o seu slogan “Compal É Mesmo
Natural”.
O cenário para o produto é uma ilustração representativa de
uma sociedade egípcia. Esta ilustração engloba vários tipos de palmeiras,
plantas, arbustos, insetos e animais, para demonstrar o caráter exótico deste
lugar. O facto de o produto estar posicionado dentro de uma barca mostra que
beber este Compal é equivalente a passear no rio Nilo observando a bela
paisagem egípcia. São usados neste anúncio: a ilustração (cenário egípcio
exótico) e a fotografia (produto e fruta). A futa torna-se a ponte entre um
contexto histórico específico, a civilização egípcia de vários séculos atrás, e
o Compal da atualidade. O anúncio quer fazer-nos acreditar que, graças ao
Compal Clássico Goiaba Branca do Egito, nós hoje, podemos viajar até àquela
magnífica civilização; ao conseguir proporcionar tal coisa, o Compal torna-se
também ele magnífico, um tesouro.
Cheila Vieira nº148191
Grata, Cheila! Espero que os seus colegas se inspirem com a sua leitura :)
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