sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Magia num anúncio Sul-Coreano

Boa noite.

Partilho aqui o anúncio de TTS (Sub-unit da banda Girls' Generation) x Louis Quatorze: Heterotopias. O uso literal da magia, dá-nos a ideia de que entrar numa loja Louis Quatorze é uma experiência transformadora por si só, mas adquirir uma das suas malas dá-nos o "poder" de levar essa transformação connosco para as nossas vidas: passamos a ser percecionados como sendo mais glamorosos e experienciamos um pouco do luxo em que vivem as celebridades na sua suposta vida idílica de diversão e festas, como parte da "elite".

Sublinho ainda que este anúncio tem dois públicos-alvo bastante distintos: a mulher asiática no seu quotidiano e os fãs das Girls' Generation. Os seguidores do grupo são conhecidos por gastarem milhares de dólares nas marcas publicitadas pelas membros, tanto nos produtos em si como também em publicidade gratuita à marca através da divulgação da imagem das mesmas em espaços públicos (metro, billboards no centro da cidade, etc.) sul-coreanos e internacionais: aqui fica um anúncio na Times Square a comemorar o aniversário de uma das membros, Tiffany Hwang. Portanto, o posicionamento inicial destacando o nome de cada uma, o foco permanente nelas e a omissão do DJ e modelo Luke Worral no título do vídeo no canal de YT da marca não são acidentais, mas sim um apelo mudo e subtil a quem vai, no final, acabar por realmente divulgar a marca ao consumidor que querem tornar como principal: a mulher asiática.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões!

Tânia Viegas

2 comentários:

  1. bem, Tânia, nada como ter alun@s "ligad@s" para descobrir estas girl bands capitalistas (ou deveria dizer neo-liberais?). impressionante o impacto cultural deste tipo de fenómenos e a sua conexão com o discurso publicitário que, no anúncio apresentando, não tenta esconder a fetichização do produto, usando técnicas da Disney para transformar as consumidoras em princesas movendo-se num universo mágico!

    ResponderEliminar
  2. Aproveito para adicionar mais um elemento a este post, dado eu conhecer e apreciar o trabalho da banda em particular. Uma das suas músicas, Chocolate Love - também actuada por outras bandas como as f(x) - funciona como MV (nomenclatura usual para Music Video) e como publicidade que está constantemente a ser passada ao telemóvel Chocolate Love da LG. Podemos observar que as imagens do telemóvel são subtis durante a música, não havendo grande foco para o objecto em si, mas o próprio refrão acaba sempre por mencionar esse mesmo produto. Deixo o link para quem estiver interessado, aproveitando para deixar o link para a outra banda:

    https://www.youtube.com/watch?v=ArYr3ItLpso - Versão das Girl's Generation
    https://www.youtube.com/watch?v=seIp4AIK2bQ - Versão das f(x)

    Nota: Ambas as bandas pertencem à mesma empresa, a SM Town.

    ~Gustavo Nogueira

    ResponderEliminar