sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Sobre Sustentabilidade

Bom dia colegas,

Deparei-me com um vídeo curto, mas imensamente interessante. Visto que temos abordado temas como ecologia e sustentabilidade nas aulas, achei que seria curioso partilhar com vocês este achado.

O vídeo remete para o atual contexto  de destruição biológica e ecológica causada pela agricultura química industrial e pela engenharia genética. Explora a filosofia central do movimento "Navdanya", começado por Vandana Shiva, que acredita que as sementes são, além de um dom da vida, um património económico coletivo. De facto, as sementes levam à conservação da biodiversidade, gerando uma cultura de sustentabilidade, o que se pode relacionar com permacultura de que falámos na última aula.

Quero ressaltar a expressão "monocultures of the mind" que nos faz refletir sobre os elos entre o modo como tratamos e (abus)usamos (d)o mundo e  a forma como lidamos connosco mesmos.


Ana Patrícia Kato Mestre
Nº. 52399

1 comentário:

  1. Grata, Ana, pela partilha da esperança, ainda para mais tendo em conta que a Índia é um dos países (juntamente com a China) mais populosos do planeta. O link é também precioso pelos outros recursos disponibilizados.

    ResponderEliminar