Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com
“Viver, entretanto, é ver, ir
vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
Calendário e avaliação
Setembro
20
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da
cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação
22
Análise de um texto
publicitário (grupo) e redação de um comentário (individual)
Comentário
escrito
27
Mirzoeff,
Nicholas. “How to See the World”. How to See the World. London: Penguin,
2015. 3-27.
“Powers of Ten”, Eames
Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0
29
Berger, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008. Cap. 1,
0-27.
Outubro
4
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7, 123-150.
Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
6
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
http://storyofstuff.org/movies/story-of-stuff/
Klein, Naomi. No Logo. …
“New Branded World” 3-26
11
“An Introduction to Neoliberalism”
http://www.dailymotion.com/video/x2m0xl7
Freeden, Michael. “The Struggle over Political Language”, Ideology: A Very Short Introduction. New
York: Oxford University Press, 2003. 45-66
--- “Thinking
about Politics: The New Boys on the Block”. 67-77
13
Projeto de pesquisa — definição dos grupos de trabalho
Escolha
do objeto de análise[1]
18
Macy,
Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy.
Novato: New World Library, 2012. 13-33.
--- “A Larger View of Time”. 139-160.
20
Análise de textos
publicitários
Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of
Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of images".
Introduction to Multimodal Analysis. London: Bloomsbury, 2010. 1-30.
25
Análise de textos
publicitários
Machin, David. "Representation of social actors in the
image", "Composition and page layout". Introduction to
Multimodal Analysis. London: Bloomsbury, 201. 109-158.
Entrega
da análise de texto
27
Rute Novais (designer gráfica e ativista)
Novembro
3
Análise de textos
publicitários
Machin, David.
"Representation of social actors in the image", "Composition and
page layout".
8
Projeto de pesquisa — grupos
Elaboração
de um esquema de análise
10
Análise de textos
publicitários
Williamson,
Judith. “A Currency of Signs”. Decoding
Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. London: Marion Boyars,
2010. 17-39.
15
Análise de textos
publicitários
Williamson,
Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”. 152-179.
“MamaPapa”, Repórter
Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE
17
Klein, Naomi. No Logo. …
“Beyond the Brand” 420-437
“Consumerism versus Citizenship” 438-446
NO LOGO.
Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally
(2003)
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
22
Debate — Será o ativismo visual uma estratégia capaz de mudar o mundo?
Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”. 289-298.
“Junk Thought”, Ad Busters
(Thoughtbubble, UK)
https://www.youtube.com/watch?v=bl6B-FFHbQM#t=107
Debate
24 e 29
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
Apresentações
orais
Dezembro
6, 13, 15
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
Apresentações
orais
20
Construção de esquema
visual coletivo sobre a cultura visual contemporânea
Versão
final poster
Lista
posts blogue
Teste — Janeiro 2018
Avaliação
Presenças — 5%
Participação —15%
Análise de texto — 20%
Projeto de pesquisa — 30%
Teste — 30%
1. Presenças
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os
trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados
apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação
explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!
2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais
bibliográficos propostos, pequenos textos escritos, debate... No blogue da disciplina (com posts, comentários e sugestões de
leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto de
investigação).
culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts
[vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no
processo de avaliação.
3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto de bibliografia relevante sobre as
temáticas abordadas. O enunciado será indicado no blogue cerca de uma semana
antes da data.
O trabalho deve ser impresso e entregue em mão durante a aula, até ao
dia 25 de outubro.
4. Projeto de pesquisa
Em grupos de 4 alunos, analisar um texto
publicitário (vide nota rodapé!) escolhido por vós, elaborar um poster
(cartolina A2) esquemático e
apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos duas aulas reservadas para a preparação deste projeto, que será
também acompanhado em sessões de tutoria
a marcar comigo (pelo menos 1).
13 outubro: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar (convirá
levarem várias propostas!); iii) marcação de data para apresentação oral
8 novembro: i) discussão das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de
estratégias para composição do poster.
1 semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser
no blogue, com linhas de leitura. A apresentação oral dura 15
minutos (dividam o tempo de modo equilibrado entre os membros do vosso
grupo).
A versão final do poster,
integrando as minhas sugestões, após a apresentação oral, deve ser entregue em
mão na última aula.
5. Teste
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de
apontamentos, livros, fotocópias... Há modelos de testes anteriores disponíveis
para consulta no blogue da cadeira.
Haverá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós
estudada;
2) leitura de um anúncio publicitário contemporâneo, relacionando-o com
o atual contexto sociopolítico e económico.
janeiro — 2h (com
meia hora de tolerância)
Os trabalhos devem ser
entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos
inicialmente acordados. A nota final
é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues
correspondem a zero.
* Vamos aprender em comunidade este semestre *
[1] Os reclames / textos publicitários usados devem circular na imprensa
portuguesa contemporânea. Tanto a componente verbal como a visual serão alvo de
análise. Tragam jornais e revistas para poderem escolher a publicidade que mais
vos agradar ler.
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