terça-feira, 19 de setembro de 2017

Calendário


Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com

“Viver, entretanto, é ver, ir vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”

                Luiza Neto Jorge (1939-1989)

Calendário e avaliação
Setembro
20
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação

22
Análise de um texto publicitário (grupo) e redação de um comentário (individual)
Comentário escrito

27
Mirzoeff, Nicholas. “How to See the World”. How to See the World. London: Penguin, 2015. 3-27.
“Powers of Ten”, Eames Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0

29
Berger, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008. Cap. 1, 0-27.

Outubro
4
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7, 123-150.
Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY

6
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
http://storyofstuff.org/movies/story-of-stuff/

Klein, Naomi. No Logo.
“New Branded World” 3-26

11
“An Introduction to Neoliberalism”
http://www.dailymotion.com/video/x2m0xl7

Freeden, Michael. “The Struggle over Political Language”, Ideology: A Very Short Introduction. New York: Oxford University Press, 2003. 45-66
--- “Thinking about Politics: The New Boys on the Block”. 67-77

13
Projeto de pesquisa — definição dos grupos de trabalho
Escolha do objeto de análise[1]

18
Macy, Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy. Novato: New World Library, 2012. 13-33.
--- “A Larger View of Time”. 139-160.

20
Análise de textos publicitários
Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of images".  Introduction to Multimodal Analysis. London: Bloomsbury, 2010. 1-30.

25
Análise de textos publicitários
Machin, David. "Representation of social actors in the image", "Composition and page layout". Introduction to Multimodal Analysis. London: Bloomsbury, 201. 109-158.
Entrega da análise de texto

27
Rute Novais (designer gráfica e ativista)

Novembro
3
Análise de textos publicitários
Machin, David. "Representation of social actors in the image", "Composition and page layout".

8
Projeto de pesquisa — grupos
Elaboração de um esquema de análise

10
Análise de textos publicitários
Williamson, Judith. “A Currency of Signs”. Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. London: Marion Boyars, 2010. 17-39.

15
Análise de textos publicitários
Williamson, Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”. 152-179.
“MamaPapa”, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE

17
Klein, Naomi. No Logo.
“Beyond the Brand” 420-437
“Consumerism versus Citizenship” 438-446

NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally (2003)
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM

22
Debate — Será o ativismo visual uma estratégia capaz de mudar o mundo?

Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”. 289-298.

“Junk Thought”, Ad Busters (Thoughtbubble, UK)
https://www.youtube.com/watch?v=bl6B-FFHbQM#t=107
Debate

24 e 29
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
Apresentações orais
Dezembro
6, 13, 15
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
Apresentações orais

20
Construção de esquema visual coletivo sobre a cultura visual contemporânea
Versão final poster
Lista posts blogue

Teste — Janeiro 2018
 
Avaliação

Presenças — 5%
Participação —15%
Análise de texto — 20%
Projeto de pesquisa — 30%
Teste — 30%

1. Presenças
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!

2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos, pequenos textos escritos, debate... No blogue da disciplina (com posts, comentários e sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto de investigação).

culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras

Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts [vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no processo de avaliação.

3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto de bibliografia relevante sobre as temáticas abordadas. O enunciado será indicado no blogue cerca de uma semana antes da data.
O trabalho deve ser impresso  e entregue em mão durante a aula, até ao dia 25 de outubro.

4. Projeto de pesquisa
Em grupos de 4 alunos, analisar um texto publicitário (vide nota rodapé!) escolhido por vós, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos duas aulas reservadas para a preparação deste projeto, que será também acompanhado em sessões de tutoria a marcar comigo (pelo menos 1).

13 outubro: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar (convirá levarem várias propostas!); iii) marcação de data para apresentação oral
8 novembro: i) discussão das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de estratégias para composição do poster.

1 semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser no blogue, com linhas de leitura. A apresentação oral dura 15 minutos (dividam o tempo de modo equilibrado entre os membros do vosso grupo).

A versão final do poster, integrando as minhas sugestões, após a apresentação oral, deve ser entregue em mão na última aula.

5. Teste
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de apontamentos, livros, fotocópias... Há modelos de testes anteriores disponíveis para consulta no blogue da cadeira.

Haverá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós estudada;
2) leitura de um anúncio publicitário contemporâneo, relacionando-o com o atual contexto sociopolítico e económico.

    janeiro — 2h (com meia hora de tolerância)

Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.
  
* Vamos aprender em comunidade este semestre *


[1] Os reclames / textos publicitários usados devem circular na imprensa portuguesa contemporânea. Tanto a componente verbal como a visual serão alvo de análise. Tragam jornais e revistas para poderem escolher a publicidade que mais vos agradar ler.

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