domingo, 14 de fevereiro de 2016

Calendário Cultura Visual_2015-16


Cultura Visual      2015-2016

Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com
“Viver, entretanto, é ver, ir vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”

                Luiza Neto Jorge (1939-1989)
Calendário e avaliação

Fevereiro
15
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação

17
Análise de objetos da cultura contemporânea (grupo)

22
Análise de objetos da cultura contemporânea (partilha do trabalho)
Mirzoeff, Nicholas. “How to See the World”. How to See the World. London: Penguin, 2015. 3-27.

24
Mirzoeff, Nicholas. “How to See the World”
“Powers of Ten”, Eames Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0

29
Berger, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008. Cap. 1, 0-27.

Março
2
Projeto de pesquisa — definição dos grupos de trabalho
Escolha do objeto de análise[1]

7
Intervenção 1 / Helena Vieira, editora da Mariposa Azual, ex-publicitária
9
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7, 123-150.
Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY

14
Macy, Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy. Novato: New World Library, 2012. 13-33.
“An Introduction to Neoliberalism” — http://www.dailymotion.com/video/x2m0xl7

16
Macy, Joanna e Chris Johnstone. “A Larger View of Time”. 139-160.
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
http://storyofstuff.org/movies/story-of-stuff/
Entrega da análise de texto

28
Análise de cartazes publicitários no espaço urbano (mupis, Lisboa, 2015-2016)
Machin, David. Introduction to Multimodal Analysis. Londres: Bloomsbury, 2010.

30
Análise de textos publicitários
Machin, David. Introduction to Multimodal Analysis

Abril
4
Análise de textos publicitários
Williamson, Judith. “A Currency of Signs”. Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Londres: Marion Boyars, 2010. 17-39.

6
Análise de textos publicitários
Williamson, Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”. 152-179.
“MamaPapa”, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE

11
Intervenção 2 — Pedro Barros, ..., ex-tradutor

13
Projeto de pesquisa — grupos
Elaboração de um esquema de análise

18
Klein, Naomi. “Introdução”, Tudo alternativo” e “Posfácio”. No Logo. Lisboa: Relógio de Água, 2002. 12-21; 85-109; 483-494.
NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally (2003)
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
20
Klein, Naomi. No Logo

27
Intervenção 3 / Alice Selecta e Manu, DJs e produtores culturais, ex-juristas

Maio
2
Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”. 289-298.
“Junk Thought”, Ad Busters (Thoughtbubble, UK)
https://www.youtube.com/watch?v=bl6B-FFHbQM#t=107

4, 9, 11, 16, 23
Apresentações orais

25
Revisões e esclarecimento de dúvidas

30
Teste


Junho
1
Construção de esquema visual coletivo sobre a cultura visual contemporânea
Versão final poster
Lista posts




Avaliação

Presenças — 5%
Participação —10%
Análise de texto — 20%
Projeto de pesquisa — 35%
Teste — 30%



1. Presenças
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora.
2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos. No blogue da disciplina (com posts, comentários e sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto)

culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras

Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts [vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no processo de avaliação.

3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto dos textos por nós estudados. O enunciado será indicado no blogue cerca de uma semana antes da data. O trabalho deve ser entregue em formato Word. Máximo 2 páginas, 1,5 espaço, tamanho letra 12, sem alterar as margens predefinidas. Entregar por email16 março

4. Projeto de pesquisa
Em grupos de 4 alunos, analisar um texto publicitário (vide nota rodapé!) escolhido por vós, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos duas aulas reservadas para a preparação deste projeto, o elemento de avaliação mais importante da cadeira.
2 março: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar (convirá levarem várias propostas!); iii) marcação de data para apresentação oral
13 abril: i) discussão das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de estratégias para composição do poster.
Pelo menos uma semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser no blogue, com linhas de leitura. A apresentação oral dura 15 minutos (procurem dividir o tempo de modo equilibrado entre os membros do vosso grupo).
A versão final do poster, integrando as minhas sugestões, após a apresentação oral, deve ser entregue na última aula.

5. Teste
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de apontamentos, livros, fotocópias...
Haverá duas secções: 1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós estudada; 2) leitura de um anúncio publicitário contemporâneo, relacionando-o com o atual contexto sociopolítico e económico.
30 maio — 2h (com meia hora de tolerância)

Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.

1 semestre feliz para todos nós*



[1] Os reclames / textos publicitários usados devem circular na imprensa portuguesa contemporânea. Tanto a componente verbal como a visual serão alvo de análise. Tragam jornais e revistas para poderem escolher a publicidade que mais vos agradar ler.

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