Cultura
Visual 2015-2016
Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com
“Viver, entretanto, é ver, ir
vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
Calendário e
avaliação
Fevereiro
15
Apresentação da docente e
dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia.
Calendário e sistema de avaliação
17
Análise de objetos da
cultura contemporânea (grupo)
22
Análise de objetos da cultura contemporânea
(partilha do trabalho)
Mirzoeff,
Nicholas. “How to See the World”. How to See the World. London: Penguin,
2015. 3-27.
24
Mirzoeff, Nicholas. “How to See the World”
“Powers of Ten”, Eames
Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0
29
Berger, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008. Cap. 1,
0-27.
Março
2
Projeto de pesquisa — definição dos grupos de trabalho
Escolha
do objeto de análise[1]
7
Intervenção 1 / Helena Vieira, editora da
Mariposa Azual, ex-publicitária
9
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7, 123-150.
Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
14
Macy,
Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy.
Novato: New World Library, 2012. 13-33.
“An
Introduction to Neoliberalism” — http://www.dailymotion.com/video/x2m0xl7
16
Macy,
Joanna e Chris Johnstone. “A Larger View of Time”. 139-160.
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
http://storyofstuff.org/movies/story-of-stuff/
Entrega
da análise de texto
28
Análise de cartazes publicitários
no espaço urbano (mupis, Lisboa, 2015-2016)
Machin, David. Introduction to Multimodal Analysis.
Londres: Bloomsbury, 2010.
30
Análise de textos
publicitários
Machin, David. Introduction to Multimodal Analysis
Abril
4
Análise de textos
publicitários
Williamson,
Judith. “A Currency of Signs”. Decoding
Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Londres: Marion
Boyars, 2010. 17-39.
6
Análise de textos
publicitários
Williamson,
Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”. 152-179.
“MamaPapa”, Repórter
Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE
11
Intervenção 2 — Pedro Barros, ..., ex-tradutor
13
Projeto de pesquisa — grupos
Elaboração
de um esquema de análise
18
Klein, Naomi. “Introdução”, Tudo alternativo” e “Posfácio”. No Logo. Lisboa: Relógio de Água, 2002.
12-21; 85-109; 483-494.
NO
LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally
(2003)
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
20
Klein, Naomi. No Logo
27
Intervenção 3 / Alice Selecta e Manu, DJs e
produtores culturais, ex-juristas
Maio
2
Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”. 289-298.
“Junk Thought”, Ad Busters
(Thoughtbubble, UK)
https://www.youtube.com/watch?v=bl6B-FFHbQM#t=107
4, 9, 11, 16, 23
Apresentações
orais
25
Revisões e esclarecimento
de dúvidas
30
Teste
Junho
1
Construção de esquema
visual coletivo sobre a cultura visual contemporânea
Versão
final poster
Lista
posts
Avaliação
Presenças — 5%
Participação —10%
Análise de texto — 20%
Projeto de pesquisa —
35%
Teste — 30%
1. Presenças
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os
trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados
apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação
explícita da professora.
2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais
bibliográficos propostos. No blogue da
disciplina (com posts,
comentários e sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos
colegas para o projeto)
culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts
[vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no
processo de avaliação.
3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto dos textos por nós estudados. O
enunciado será indicado no blogue cerca de uma semana antes da data. O trabalho
deve ser entregue em formato Word. Máximo
2 páginas, 1,5 espaço, tamanho letra 12, sem alterar as margens predefinidas. Entregar
por email —16 março
4. Projeto de pesquisa
Em grupos de 4 alunos, analisar um texto
publicitário (vide nota rodapé!) escolhido por vós, elaborar um poster
(cartolina A2) esquemático e
apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos duas aulas reservadas para a preparação deste projeto, o elemento
de avaliação mais importante da cadeira.
2 março: i) definição dos grupos; ii)
escolha do texto para analisar (convirá levarem várias propostas!); iii)
marcação de data para apresentação oral
13 abril: i) discussão das linhas de
abordagem analítica; ii) apresentação de estratégias para composição do poster.
Pelo menos uma semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado
um teaser
no blogue, com linhas de leitura. A apresentação oral dura 15
minutos (procurem dividir o tempo de modo equilibrado entre os membros do
vosso grupo).
A versão final do poster,
integrando as minhas sugestões, após a apresentação oral, deve ser entregue na última aula.
5. Teste
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de
apontamentos, livros, fotocópias...
Haverá duas secções: 1) análise
de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós estudada; 2) leitura de
um anúncio publicitário contemporâneo, relacionando-o com o atual contexto
sociopolítico e económico.
30 maio — 2h (com meia hora de tolerância)
Os
trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora
dos prazos inicialmente acordados. A
nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não
entregues correspondem a zero.
1 semestre feliz para todos nós*
[1] Os reclames / textos publicitários usados devem circular na imprensa
portuguesa contemporânea. Tanto a componente verbal como a visual serão alvo de
análise. Tragam jornais e revistas para poderem escolher a publicidade que mais
vos agradar ler.
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