Blogue criado para acompanhar as aulas de Cultura Visual
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Garrafas reinventadas
Uma marca tão famosa como a Coca-Cola decidiu dar uma nova utilidade às suas garrafas, pretendendo assim alertar para os efeitos nocivos do plástico no meio ambiente.
Incrível a imaginação da indústria publicitária para garantir novas fatias de mercado. Desta feita, trata-se do Vietnam, como se lê no final do vídeo, que surge como plataforma para conquistar o resto da Ásia. Tendo em conta a história dos EUA, não deixa de ser irónico a corporação ter eleito precisamente este país. A ideia é clara, o imperialismo hoje em dia é sobretudo exercido a nível comercial; só quando a resistência é demasiada se recorre à versão bélica (como se vê no Médio Oriente, por exemplo). Por outro lado, o único modo de evitar a poluição pelo plástico é… produzir menos plástico! Ou seja, se a corporação sugerisse substituir o plástico por vidro, aí sim estaria a considerar a questão de um modo sustentável. Reutilizar é melhor do que nada, claro, mas não resolve o problema.
Incrível a imaginação da indústria publicitária para garantir novas fatias de mercado. Desta feita, trata-se do Vietnam, como se lê no final do vídeo, que surge como plataforma para conquistar o resto da Ásia. Tendo em conta a história dos EUA, não deixa de ser irónico a corporação ter eleito precisamente este país. A ideia é clara, o imperialismo hoje em dia é sobretudo exercido a nível comercial; só quando a resistência é demasiada se recorre à versão bélica (como se vê no Médio Oriente, por exemplo).
ResponderEliminarPor outro lado, o único modo de evitar a poluição pelo plástico é… produzir menos plástico! Ou seja, se a corporação sugerisse substituir o plástico por vidro, aí sim estaria a considerar a questão de um modo sustentável. Reutilizar é melhor do que nada, claro, mas não resolve o problema.