Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com
Calendário e
avaliação
Fevereiro
10
Apresentação da docente e
dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário
e sistema de avaliação
13
Análise de objetos da
cultura contemporânea (grupo)
17
Elkins, James. The Object Stares Back: On the Nature of
Seeing
20
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 1
“Powers of Ten”, Eames
Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0
24 Docente ausente em missão de investigação
Workshop com Anca Gliga: “Mindfulness and Self-Empowerment”
Escrever texto inspirado na sessão
27 Docente ausente em missão de investigação
Ver e analisar John Berger,
Ways of Seeing, episódio 4 (BBC,
1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
Março
3
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7
Entregar texto workshop A. Gliga
6
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
https://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k
10
Intervenção 1 / (economista?)
13
Machin, David. Introduction to Multimodal Analysis
17
Grupos: escolha do objeto
de análise e definição de estratégias
[Os membros do grupo devem
trazer vários textos publicitários retirados de revistas/jornais portugueses
atuais para escolherem um deles]
20
Análise de textos
publicitários
Introduction to Multimodal Analysis
“MamaPapa”, Repórter
Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE
24
Sassatelli, Roberta. Consumer Culture: History, Theory and
Politics
Entrega
da análise de texto
27
Idem
Abril
10
Freeden, Michael. Ideology. A Very Short Introduction
“Junk Thought”, Ad Busters
(Thoughtbubble, UK)
https://www.youtube.com/watch?v=bl6B-FFHbQM#t=107
14
Representações de género na
publicidade
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 3
“Representations of Women
and Men in Advertsing”, vídeo realizado pelos estudantes da Univ. Saskatchewan
WGST 210 (Canada)
https://www.youtube.com/watch?v=B-W6DDjxRI0
Consultar ainda os seguintes posts dos colegas
do ano letivo 2013-14:
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/03/continente-consumo-e-estereotipos.html
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/05/caros-colegas-enquanto-procurava.html
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/05/marketing-de-genero.html
17
Grupos: elaboração de um
esquema de análise
21
Klein, Naomi. No Logo
NO
LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally
(2003)
http://www.mediaed.org/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key=115
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/03/naomi-klein.html
24
Intervenção 2 / Salvador
Gené (ex-publicitário, programador cultural)
28
Macy,
Joanna e Chris Johnstone. Active Hope:
How to Face the Mess We’re in without Going Crazy
Maio
5
Intervenção 3 / Isabel
Castanheira (ex-jornalista, agricultora biológica e fundadora da cooperativa
Quinta dos 7 Nomes)
8
Apresentações orais
12
Idem
15
Idem
19
Idem
22
Revisões
26
Teste
29
Construção de esquema
visual coletivo sobre a cultura visual contemporânea
Avaliação
1. Presenças – 5%
2. Participação nas aulas e no blogue —10%
3. Análise de texto – 20%
4. Projeto de pesquisa e apresentação oral – 35%
5. Teste – 30%
·
1. Presenças contabilizadas em todas as aulas. (Independentemente da
assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças
atribuídas).
Durante as aulas, o
computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas
relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora.
·
2.1. Participação: competência de leitura e discussão dos materiais
bibliográficos propostos, pequenos textos (vide
workshop 24 fev. / texto 3 março)
·
2.2. Participação no blogue da disciplina (com posts e com sugestões de leitura dos
textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto) culturvisflul.blogspot.pt
Dados
de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras
Na última aula, tragam uma
listagem dos vossos posts, para serem
considerados na totalidade no processo de avaliação final.
·
3. Análise de texto de um excerto proposto no blogue (em formato
Word, máximo 2 páginas, 1,5 espaço, tamanho letra 12, sem alterar as
margens predefinidas) — a entregar por email dia 24 março.
·
4. Em grupos de 3 alunos,
analisar um texto publicitário, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e
apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos duas aulas reservadas
para a preparação deste projeto, o elemento de avaliação mais importante da
cadeira.
17 de março: i) definição
dos grupos; ii) escolha do texto para analisar (convirá levarem várias
propostas); iii) marcação de data para apresentação oral
17 de abril: i) discussão
das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de estratégias para
composição do poster.
Pelo menos uma semana antes
da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser no blogue, com linhas de leitura. As apresentações orais são
de 15 minutos (5 para cada um dos membros do grupo).
5. Teste escrito com consulta de material impresso. 2h (com meia hora
de tolerância) — 26 de maio.
Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não
são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados.
A nota final é calculada a
partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a
zero.
Sem comentários:
Enviar um comentário