terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Calendário 2º semestre '14-15


Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com
Calendário e avaliação

Fevereiro
10
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação

13
Análise de objetos da cultura contemporânea (grupo)

17
Elkins, James. The Object Stares Back: On the Nature of Seeing

20
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 1

“Powers of Ten”, Eames Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0

24 Docente ausente em missão de investigação
Workshop com Anca Gliga: “Mindfulness and Self-Empowerment”
Escrever texto inspirado na sessão

27 Docente ausente em missão de investigação
Ver e analisar John Berger, Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY

Março
3
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7

Entregar texto workshop A. Gliga

6
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
https://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k

10
Intervenção 1 / (economista?)

13
Machin, David. Introduction to Multimodal Analysis

17
Grupos: escolha do objeto de análise e definição de estratégias
[Os membros do grupo devem trazer vários textos publicitários retirados de revistas/jornais portugueses atuais para escolherem um deles]

20
Análise de textos publicitários
Introduction to Multimodal Analysis
“MamaPapa”, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE

24
Sassatelli, Roberta. Consumer Culture: History, Theory and Politics
Entrega da análise de texto

27
Idem

Abril
10
Freeden, Michael. Ideology. A Very Short Introduction
“Junk Thought”, Ad Busters (Thoughtbubble, UK)
https://www.youtube.com/watch?v=bl6B-FFHbQM#t=107

14
Representações de género na publicidade
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 3

“Representations of Women and Men in Advertsing”, vídeo realizado pelos estudantes da Univ. Saskatchewan WGST 210 (Canada)
https://www.youtube.com/watch?v=B-W6DDjxRI0

Consultar ainda os seguintes posts dos colegas do ano letivo 2013-14:
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/03/continente-consumo-e-estereotipos.html
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/05/caros-colegas-enquanto-procurava.html
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/05/marketing-de-genero.html

17
Grupos: elaboração de um esquema de análise

21
Klein, Naomi. No Logo
NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally (2003)
http://www.mediaed.org/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key=115
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/03/naomi-klein.html

24
Intervenção 2 / Salvador Gené (ex-publicitário, programador cultural)

28
Macy, Joanna e Chris Johnstone. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy

Maio
5
Intervenção 3 / Isabel Castanheira (ex-jornalista, agricultora biológica e fundadora da cooperativa Quinta dos 7 Nomes)

8
Apresentações orais

12
Idem

15
Idem

19
Idem

22
Revisões

26
Teste

29
Construção de esquema visual coletivo sobre a cultura visual contemporânea



Avaliação

1. Presenças – 5%
2. Participação nas aulas e no blogue —10%
3. Análise de texto – 20%
4. Projeto de pesquisa e apresentação oral – 35%
5. Teste – 30%

·      1. Presenças contabilizadas em todas as aulas. (Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas).

Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora.

·      2.1. Participação: competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos, pequenos textos (vide workshop 24 fev. / texto 3 março)

·      2.2. Participação no blogue da disciplina (com posts e com sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto)          culturvisflul.blogspot.pt
            Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras

Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts, para serem considerados na totalidade no processo de avaliação final.

·      3. Análise de texto de um excerto proposto no blogue (em formato Word, máximo 2 páginas, 1,5 espaço, tamanho letra 12, sem alterar as margens predefinidas) — a entregar por email dia 24 março.

·      4. Em grupos de 3 alunos, analisar um texto publicitário, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e apresentar oralmente os resultados do trabalho.

Temos duas aulas reservadas para a preparação deste projeto, o elemento de avaliação mais importante da cadeira.
17 de março: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar (convirá levarem várias propostas); iii) marcação de data para apresentação oral
17 de abril: i) discussão das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de estratégias para composição do poster.

Pelo menos uma semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser no blogue, com linhas de leitura. As apresentações orais são de 15 minutos (5 para cada um dos membros do grupo).

5. Teste escrito com consulta de material impresso. 2h (com meia hora de tolerância) — 26 de maio.


Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados.
A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.

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