segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sede em África promove refrigerante

Olá colegas!
Já há algum tempo que não publicava nada. Passeando pelo YouTube, encontrei um bloco de anúncios televisivos de uma bebida (ao que parece da Índia) de nome LMN (Lemon Aqua), em que dois africanos lutam — de uma forma meio brincalhona — na terra árida por uma gota de água. A frustração de não conseguirem água potável é o que leva a promover esta bebida refrescante.


É problemático o modo como as figuras negras estão aqui representadas, claro. São infantilizadas (em vários dos spots relevam-se pouco perspicazes) e colocadas num contexto estranho (uma África da imaginação). Para mais, uma realidade grave que afeta milhões de pessoas no mundo é usada como recurso humorístico para aumentar as vendas de um produto 

Joana Lopes

1 comentário:

  1. De facto, é impressionante como os estereótipos raciais continuam a funcionar para gerar o riso e promover a compra de produtos bebidos por consumidores "inteligentes" (em contraste com os negros tolos) e distanciados de um território apresentado como marginal e árido.

    ResponderEliminar