Cultura
  Visual // 2013-2014 
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1.         
  Unidade/ciclo 
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1º Ciclo 
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2.         
  Período Lectivo 
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2º Semestre 
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3.         
  Docente 
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Diana V. Almeida  
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4.         
  Objectivos 
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Refletir sobre: i) o conceito de visão num enquadramento
  histórico-cultural e subjetivo; ii) a ideologia da sociedade de consumo; iii)
  o impacto da publicidade nas construções identitárias contemporâneas. 
Ler diversos textos publicitários numa perspetiva
  semiótica e de análise de discurso. 
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5.         
  Programa resumido 
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1. Visão 
1.1. Condicionantes biológicas 
1.2. Contexto histórico-cultural 
1.3. Subjetividade 
1.4. Fatores circunstanciais 
2. Ideologia(s) 
2.1. Proximidade 
2.2. Prioridade 
2.3. Permeabilidade 
2.4. Proporcionalidade 
3. Sociedade de consumo 
3.1. Contexto político-económico 
3.2. Ambiguidades 
3.2.1. Individualismo e competitividade 
3.2.2. Construção de identidade grupal 
3.2.3. Ética — o ter pelo ser 
3.3. Escala de impactos 
3.3.1. Físico-psicológico, social, político-económico,
  ecológico 
4. Texto publicitário 
4.1. Texto visual 
4.2. Texto verbal 
4.3. Modos de significação e estratégias de decifração 
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6.         
  Bibliografia e elementos de estudo postos à
  disposição dos alunos 
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Berger,
  Artur Asa. The Objects of Affection:
  Semiotics and Consumer Culture. Nova Iorque: Palgrave, 2010. 
Berger,
  John. Ways of Seeing. Londres:
  Penguin, 2008. [1972] 
Betts,
  Raymond F. A History of Popular
  Culture: More of Everything, Faster and Brighter. Nova Iorque: Routledge,
  2004. 
Debord,
  Guy. A Sociedade do Espectáculo.
  Lisboa: mobilis in mobile, 1991. [1967] 
The
  Economist. Pocket World in Figures.
  2014 Edition. Londres: Profile Books, 2013. 
Elkins,
  James. The Object Stares Back: On the
  Nature of Seeing. San Diego: Harcourt, 1997. [1996] 
Finkelstein,
  Joanne. The Art of Self-Invention:
  Image and Identity in Popular Visual Culture. Londres: I. B. Tauris,
  2007. 
Freeden,
  Michael. Ideology. A Very Short
  Introduction. Oxford: Oxford UP, 2003. 
Glaser,
  Eliane. Get Real: How to Tell It Like
  It Is in a World of Illusions. Londres: Fourth Estate, 2012. [2011] 
Klein,
  Naomi. No Logo. Lisboa: Relógio de
  Água, 2002. [1999] 
Pinto,
  José M. de Castro. Novo Prontuário
  Ortográfico. Lisboa: Plátano, 2009. 
Sassatelli,
  Roberta. Consumer Culture: History,
  Theory and Politics. Londres: Sage, 2013. [2007] 
Williamson,
  Judith. Decoding Advertisements:
  Ideology and Meaning in Advertising. Londres: Marion Boyars, 2010. [1978] 
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7.         
  Critérios de avaliação 
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Presenças – 5% 
Participação e exercícios escritos – 20% 
Projeto de pesquisa e apresentação oral – 30% 
Análise de texto – 20% 
Teste – 25% 
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8.         
  Acompanhamento e atendimento dos alunos 
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Sempre que necessitarem, os alunos poderão combinar com a
  professora encontros fora do tempo das aulas. É obrigatório combinar (pelo
  menos) um encontro para preparação do projeto de pesquisa. 
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domingo, 9 de fevereiro de 2014
Programa 2013-2014
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