quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Publicidade em videoclips

Boa tarde, colegas,
A publicidade é tema recorrente nas nossas aulas e objeto de grande importância para a cultura visual. Como motor do consumo, o discurso publicitário leva-nos a pensar que não seremos aceites se não usarmos determinada marca ou não adquirirmos determinado produto. Uma boa maneira de alcançar este objetivo é aliar os produtos divulgados a pessoas famosas.
Já repararam como os videoclipes são um ótimo mecanismo para fazer publicidade? Dá-se uma simbiose muito bem estruturada: as marcas tornam-se parceiras de artistas influentes, pagando-lhes para as publicitarem, e aumentando, assim, as suas receitas, pois os fãs vão querer comprar os produtos que os seus ídolos usam. A verdade, porém, é que quem está a publicitar algo nem sempre acredita no produto ou o utiliza, mas nós caímos que nem patinhos...
A Lady Gaga, uma artista muito controversa, como sabem usa publicidade nos seus videoclipes. Deixo-vos com o link da música “Telephone”, de 2009, e desafio-vos a vê-lo, antes de continuarem a ler o post.

Sabem quantas marcas apareceram? Nove. Deixo-vos abaixo os dados de um site indicando as marcas publicitadas e os minutos em que aparecem.

1:32: Fones Heartbeats
2:06: Virgin Mobile
2:25: Coca-Cola zero
4:22: Computador HP Envy ‘Beats Limited Editon’ da Monster
4:35: “Plenty Of Fish” (site de encontros)
4:39: Chevrolet
5:35: Polaroid
6:18: Wonderbread (pão de forma)
6:36: Miracle Whip (maionese)

Da primeira vez que vi o videoclipe não reparei em nenhuma delas, o que mostra a subtileza do marketing ou então a minha falta de atenção.

Tenham um resto de bom dia!
Andreia Cruz, nº 150355

2 comentários:

  1. Incrível como as super stars milionárias vendem a sua imagem a tantas companhias... será que precisam mesmo de mais dinheiro? Não posso deixar de comentar que, na minha opinião, a hiper sexualização da figura feminina apenas reforça os esterótipos de identidade nocivos à mulher, que, neste caso, é vista como "bitch". E que sentido tem esta narrativa, alguém me pode explicar?

    ResponderEliminar
  2. Andreia, acrescente a fonte da sua informação ao post, por favor!

    ResponderEliminar