domingo, 10 de fevereiro de 2019

Marketing e consumo

Boa noite colegas,

Creio que a maioria segue ou pelo menos já viu algum vídeo do influencer estado-unidense Shane Dawson, um dos youtubers mais conhecidos e uma figura ligada à promoção de uma intervenção mais ativa no mundo.
Como referiu Nicholas Mirzoeff, em How to See the World, a internet é o medium que mais molda a nossa visão e aquele que mais nos influencia na construção da nossa perspetiva sobre o mundo. Por estas razões decidi partilhar o excerto de um dos vídeos mais recentes de Dawson, que me fez lembrar a nossa análise conjunta de uma embalagem de snacks alimentares. Neste vídeo é proposta uma reflexão sobre o marketing e a sua forma de operar e de manipular o consumidor desde o momento em que entra até que sai dos super e hipermercados.

(Conspiracy Theories with Shane Dawson
https://www.youtube.com/watch?v=BHLBaOASC74)

Trata-se de um conteúdo construído, maioritariamente,  com base em teorias da conspiração, todavia é possível retirar dele inúmeras ideias que, na verdade, são aplicadas em todos os supermercados, os norte-americanos  e os portugueses. Tal como discutido em aula, os supermercados aplicam várias estratégias que visam sempre convencer-nos a comprar o maior número de bens possível. Entre essas estratégias encontram-se: a colocação dos bens alimentares de primeira necessidade, tais como o leite, no fundo do estabelecimento, obrigando o comprador a deslocar-se por toda uma série de alas onde é bombardeado por vários produtos que acabará por comprar; a posição dos produtos apelativos para as crianças em prateleiras às quais têm acesso; o recurso às sensações, nomeadamente o olfato, para que haja sempre uma necessidade de se levar mais do que aquilo que inicialmente se tinha em mente.

Com este post vim não só sublinhar como somos todos manipulados, mas também relembrar que, apesar de persuasivo, o marketing é combatível. Este tipo de informação é uma arma que todos nós podemos utilizar!

Boa semana, até quarta,
Micaela Henriques Nº153621

1 comentário:

  1. Grata pela partilha deste novo canal de informação (para mim totalmente desconhecido9, que me parece, mais do que baseado em teorias da conspiração, fundamentado na experiência de pessoas que trabalham em supermercados e seguem orientações específicas sobre o modo de dispor os produtos, de modo a levar os visitantes a comprarem mais.

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