quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Minimalismo: a arte de ser feliz com menos

Olá colegas!
O conceito de sustentabilidade e o caráter consumista da nossa sociedade têm sido duas temáticas recorrentes nas aulas de Cultura Visual. Neste sentido, apresento-vos uma TED Talk que, discutindo um modo de vida alternativo, o minimalismo, pode abrir discussões e reflexões face aos dois tópicos mencionados.


Conhecidos como The Minimalists, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus além de apresentarem o conceito de minimalismo, retratam a sua experiência pessoal entre os dois polos: o consumismo extremo e a adoção do minimalismo enquanto estilo de vida. É desta transformação radical que surge a expressão que dá titulo ao vídeo: "The Art of Letting Go".
O trabalho da dupla inclui um documentário e quatro livros (com cerca de 4 milhões de vendas), cujo sucesso é notável. Os mais interessados podem também visitar o website http://theminimalists.com para mais informações.

Decidi partilhar esta apresentação, pois acredito que nos oferece novas perspetivas relativamente à nossa forma de ver o mundo e, simultaneamente, dá resposta a questões extremamente pertinentes como: Será que podemos ser felizes com menos? É possível viver uma vida com significado se nos desprendermos dos nossos bens materiais?
                                                                                                                              Daniel Bento - 151219

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Daniel, esta dupla já fazia parte do nosso arquivo, como poderá ver no seguinte post https://culturvisflul.blogspot.com/2017/01/less-is-more.html?fbclid=IwAR3kVbOuBs9rWwTBo9A2Z5fOVLfI4a8sJGfzua39KJza4BcQMMzBPhRIsKg

    ResponderEliminar