quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

A escolha faz parte da mudança

Boa tarde colegas,
Creio que, desde pequenos, todos nós fomos sensibilizados para a regra dos 3Rs: Reciclar, Reduzir e Reutilizar. Todavia, o nosso foco tende a concentrar-se na reciclagem, mais do que na redução do nosso próprio lixo. Hoje, felizmente, somos cada vez mais alertados para reduzirmos o uso do plástico em geral, mas já pensaram em todos aqueles outros materiais inúteis?

(https://www.youtube.com/watch?v=EcnAYdrV074)

Na campanha de sensibilização acima é possível ver que há outras coisas, como as embalagens de cartão, que são desnecessárias — porque razão a pasta de dentes, que já vem embalada, necessita de uma outra embalagem? Felizmente, países como a Islândia colocaram essa questão e decidiram descontinuar o uso deste tipo de embalagens, reduzindo assim o seu lixo. Esta questão deve também ser colocada em relação a todas as outras embalagens inúteis.
Foi ao navegar pelo Instagram que vi este vídeo; chamou-me tanto a atenção que decidi procurá-lo no YouTube para o poder partilhar aqui. Na minha opinião, a importância desta campanha é enorme, uma vez que nos demonstra que, enquanto consumidores podemos mudar o mundo, tornando-o  um lugar mais limpo para todos os seres que nele co-habitam. De facto, se há alguma coisa que o sistema económico em que nos encontramos permite é a mudança através do nosso próprio consumo (ou da falta dele), como referiu Yanis Varoufakis, em Talking to my Daughter About the Economy. Por isso, não nos vamos resignar a pensar que uma única ação não vai mudar o planeta, pois mudará sempre;  a possibilidade e o poder de escolha existem, vamos usá-los e fazer a diferença!
Bons estudos, até sexta,
Micaela Henriques Nº153621

2 comentários:


  1. Interessante ponto de vista! Por vezes, ouvimos as pessoas à nossa volta a lamentarem-se do estado em que está o planeta em que vivemos e como nos poderá afetar a nós no futuro. Eu própria, e acho que qualquer um de nós, fico emocionada ao ver o que fizemos ao maravilhoso planeta que nos criou. Mas de facto, vendo as coisas neste ponto, não parece tarde demais para remediar parte dos estragos. Eu acredito que as nossas ações sim podem ter impacto, se ajudar-mos as pessoas à nossa volta a ajudarem o planeta. Pensar duas vezes antes de comprar um produto é uma tarefa tão pequena e pode ter um impacto tão grande. Gostei muito do vídeo!

    ResponderEliminar
  2. Julgo que as embalagens fazem parte do jogo de sentirmos que compramos muito mais do que aquilo que efetivamente trazemos para casa. Penso sempre naqueles filmes em que vemos mulheres muito chiques a irem às compras e a voltarem para casa cheias de sacos e embalagens e papéis coloridos. De que modo estas imagens ainda nos condicionam a preferir produtos que estão dentro de sacos e caixas e caixinhas, como se fossem uma prenda de Natal (a propósito, eu desisti de embrulhar prendas e uso ou sacos reutilizáveis ou apenas uma fita de tecido para fazer um laçarote, que depois poderá vir a ser usada de outro modo... por exemplo, para marcar livros ou...). Sejamos ousados e criativos!

    ResponderEliminar