domingo, 10 de fevereiro de 2019

O problema da invisibilidade

Boa noite colegas,
Quando este assunto foi abordado em aula deu-me que pensar. Já me tinha dado conta dos constantes condicionamentos com que é moldado o nosso olhar e do modo como essas construções culturais e sociais definem a maneira de nos relacionamos com a Terra que pisamos e com as pessoas que nos rodeiam. Porém, nunca me tinha obrigado, conscientemente, a subverter este olhar, policiando-o de modo a nele poder incluir as coisas normalmente invisíveis, fora do meu campo de visão. 
A propósito do perigo deste condicionamento, cruzei-me com esta TED Talk sobre o modo como nos relacionamos com o mundo e somos condicionados a abdicar de coisas na vida em prol do que a comunidade considera o bem comum. O palestrante, Clint Smith, conclui que a coisa mais importante de que abdicamos neste processo acaba por ser a nossa voz e o nosso poder de mudar o mundo através das palavras.

Acho especialmente interessante e relevante o facto de Smith nomear as quatro premissas essenciais para subverter estas estratégias culturais de obliteração: "Lê criticamente. Escreve conscientemente. Fala claramente. Conta a tua verdade". Salienta-se, assim, a importância de alargamos a nossa leitura do mundo, para superarmos o modo como somos condicionados a acreditar, e a reproduzir, verdades que poderão não ser as nossas. 
Nos tempos que correm, torna-se essencial lermos o mundo e, no âmbito desta disciplina, a cultura visual, de modo critico, analisando o que nos entregam como natural, assim como escrevendo e falando sobre as nossas opiniões. É importante que existam pessoas conscientes neste mundo, e que cada uma tenha a possibilidade de contar a sua verdade, de partilhar a leitura crítica que fez da sua realidade. Acima de tudo, é essencial que possamos abrir o nosso leque de visão através destas leituras redobradas que fazemos do mundo, de modo a que possamos começar a reconhecer quem se encontra à nossa volta e a sua humanidade e dignidade!

Bom descanso!

Leonor Madureira 150360

1 comentário:

  1. Inspiradora, esta palestra sobre estratégias pedagógicas. Possamos sempre pensar, criar, sonhar e agir de acordo com a nossa liberdade interior, além do medo que nos instilam.

    ResponderEliminar