quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Calendário 19-20


Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com

“Viver, entretanto, é ver, ir vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”

                Luiza Neto Jorge (1939-1989)

Calendário e avaliação

Janeiro
29
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação

31
O mundo como texto
Análise de objetos do quotidiano; elaboração coletiva de um esquema interpretativo
·       Howells, Richard. “Semiotics”, Visual Culture. Polity, 2013, 94-114.

Fevereiro
5
Definições de cultura
Howells, Richard. “Hermeneutics”, Visual Culture. Polity, 2013, 115-128.
·       “Powers of Ten”, Eames Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0

7
Abordagens da Cultura Visual
Mirzoeff, Nicholas. “How to See the World”. How to See the World. Penguin, 2015, pp. 3-27.
·       “Afinal o que é a Cultura Visual?”, alun@ mistério, 1/07/2016
http://culturvisflul.blogspot.com/2016/06/afinal-o-que-e-cultura-visual.html#comment-form

12
É a economia, estúpid@!
Varoufakis, Yanis. “The Birth of Market Society”, Talking to My Daughter About the Economy: A Brief History of Capitalism, traduzido por Jacob Moe e Yanis Varoufakis. The Bodley Head, Penguin, 2017, pp. 27-49.
--- “Stupid Viruses?”, pp. 165-199.
·       Noam Chomsky: Neoliberalism is Destroying our Democracy. The Nation, 02/06/2017.
https://www.youtube.com/watch?v=tBzSLu3MZ6I

·       Varoufakis and Chomsky discuss Neoliberalism. acTVism Munich, 13/09/2016.

https://www.youtube.com/watch?v=_t5_54GWGdw


14
Visão como performance
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 1.
http://waysofseeingwaysofseeing.com/ways-of-seeing-john-berger-15.7.pdf

·   Howells, Richard. “Ideology”, Visual Culture. Polity, 2013, pp. 70-93.
·       “How John Berger Taught Us to See”, Tiago Silva, 22/10/2016
http://culturvisflul.blogspot.com/2016/10/how-john-berger-taught-us-to-see.html

19
Cultura de consumo
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
http://storyofstuff.org/movies/story-of-stuff/

·       Elizabeth Dulemba, “Is your stuff stopping you?”, TEDx University of Edinburgh, 16/02/2016.

 https://www.youtube.com/watch?v=8Pb-hjqdjbY

·       “History: Consumerism”, The School of Life, 07/10/2016.
https://www.youtube.com/watch?v=Y-Unq3R--M0
·       “Less is more”, DVAlmeida, 16/01/2017
http://culturvisflul.blogspot.com/2017/01/less-is-more.html

21
Publicidade como motor do sistema neoliberal
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7.
·       Berger, John. Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
·       “How the Modern World Maskes Us Mentally Ill”, The School of Life, 08/05/2018.
https://www.youtube.com/watch?v=yO0v_JqxFmQ

28
Cidadania precária
Projeto de pesquisa — definir grupo e texto para análise[1]
Klein, Naomi. “Beyond the Brand”, No Logo. Picador, 1999, pp. 420-437.
--- “Consumerism versus Citizenship” 438-446
·       Jally, Sut, realizadora. NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, 2003.
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
·       Klein, Naomi. “New Branded World”, No Logo. Picador, 1999, pp. 3-26.

Março
4
Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s)
Sala B3

6
Estamos a tempo de mudar?
Macy, Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy. New World Library, 2012, pp. 13-33.
·       --- “A Larger View of Time”, pp. 139-160.
·       Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”, How to See the World. Penguin, 2015, pp. 289-298.

11
Saber ler o mundo como ferramenta política
Williamson, Judith. “A Currency of Signs”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion Boyars, 2010, pp. 17-39.
·       reLER: Howells, Richard. “Semiotics”, Visual Culture. Polity, 2013, 94-114.

13
Entrega da análise de texto
Saber ler o mundo como ferramenta
Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of images".  Introduction to Multimodal Analysis. Bloomsbury, 2010, pp. 1-30.

18
Saber ler o mundo
Williamson, Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion Boyars, 2010, pp. 152-179.
·       “MamaPapa”, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE

20
Saber ler
Machin, David. "Representation of social actors in the image", "Composition and page layout". Introduction to Multimodal Analysis. Bloomsbury, 2010. 109-158.

25
Ler publicidade
Projeto de pesquisa — Elaboração de um esquema de análise

27
Aula aberta
Convidad@ mistério

Abril
15
Ler publicidade

17
Teste

22
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo

24
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo

29
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
Data final para realizar postagens no blogue

Maio
6
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo

8
Afinal, o que é a Cultura Visual?
Construção de um esquema visual coletivo a partir de elementos trazidos pel@s alun@s
Versão final poster
Lista posts blogue


Avaliação

Presenças — 5%
Participação —15%
Análise de texto — 20%
Projeto de pesquisa — 30%
Teste — 30%


1. Presenças (24 aulas)
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!

2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos, pequenos textos escritos, comentários às apresentações orais... No blogue da disciplina (com posts, comentários e sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto de investigação). Resumo esquemático de uma das comunicações do Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s).

culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com /  CulturaVisual2020

Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts [vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no processo de avaliação.

3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto de bibliografia relevante sobre as temáticas abordadas (2 páginas máximo). O enunciado será indicado no blogue cerca de uma semana antes da data.
O trabalho deve ser impresso e entregue em mão durante a aula, até ao dia 13 de março.

4. Projeto de pesquisa
Em grupos de 4 alunos, analisar um texto publicitário (vide nota de rodapé!) escolhido por vós, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos uma aula reservada para a preparação deste projeto, que será também acompanhado em sessões de tutoria a marcar comigo (pelo menos 1).

28 de fevereiro: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar; iii) marcação de data para apresentação oral
25 de março: i) discussão das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de estratégias para composição do poster.

1 semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser no blogue, com linhas de leitura. A apresentação oral dura no máximo 15 minutos (dividam o tempo de modo equilibrado entre os membros do vosso grupo).

A versão final do poster, integrando as minhas sugestões após a apresentação oral, deve ser entregue em mão na última aula.

5. Teste
17 de abril
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de apontamentos, livros, fotocópias... Há modelos de testes anteriores disponíveis para consulta no blogue da cadeira.

Haverá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós estudada;
2) leitura de um anúncio publicitário contemporâneo, relacionando-o com o atual contexto sociopolítico e económico.


Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.


* Vamos aprender em comunidade este semestre *


[1] Até esta data, as alunas devem entregar-me uma folha A4 com o (primeiro e último) nome (e o número de aluna) das pessoas que integram o grupo de trabalho (com 4 elementos) e ainda uma fotocópia a cores do texto publicitário que pretendem analisar (retirado da imprensa portuguesa contemporânea). Para fundamentarem esta escolha e preparem o esquema de análise, devem ler os excertos de The World Is a Text: Writing, Reading, and Thinking About Culture and Its Contexts, da autoria de Jonathan Silverman e Dean Rader (Prentice Hall, 2003), disponíveis na reprografia — pp. 13-15, 547-585, 611-624.

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