Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com
“Viver,
entretanto, é ver, ir vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
Calendário e avaliação
Janeiro
29
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos
de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema
de avaliação
31
O mundo como texto
Análise de objetos do
quotidiano; elaboração coletiva de um esquema interpretativo
· Howells, Richard. “Semiotics”, Visual Culture. Polity, 2013, 94-114.
Fevereiro
5
Definições de cultura
Howells, Richard.
“Hermeneutics”, Visual Culture.
Polity, 2013, 115-128.
· “Powers of Ten”, Eames Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0
7
Abordagens da Cultura Visual
Mirzoeff,
Nicholas. “How to See the World”. How to See the World. Penguin, 2015,
pp. 3-27.
· “Afinal o que é a Cultura Visual?”, alun@
mistério, 1/07/2016
http://culturvisflul.blogspot.com/2016/06/afinal-o-que-e-cultura-visual.html#comment-form
12
É a economia, estúpid@!
Varoufakis, Yanis. “The
Birth of Market Society”, Talking to My
Daughter About the Economy: A Brief History of Capitalism, traduzido por
Jacob Moe e Yanis Varoufakis. The
Bodley Head, Penguin, 2017, pp. 27-49.
--- “Stupid Viruses?”, pp.
165-199.
·
Noam
Chomsky: Neoliberalism is Destroying our Democracy. The Nation, 02/06/2017.
https://www.youtube.com/watch?v=tBzSLu3MZ6I
· Varoufakis and Chomsky discuss Neoliberalism. acTVism Munich, 13/09/2016.
https://www.youtube.com/watch?v=_t5_54GWGdw
14
Visão como performance
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 1.
http://waysofseeingwaysofseeing.com/ways-of-seeing-john-berger-15.7.pdf
· Howells, Richard. “Ideology”, Visual Culture. Polity, 2013, pp. 70-93.
· “How John Berger Taught Us to See”, Tiago
Silva, 22/10/2016
http://culturvisflul.blogspot.com/2016/10/how-john-berger-taught-us-to-see.html
19
Cultura de consumo
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
http://storyofstuff.org/movies/story-of-stuff/
· Elizabeth Dulemba, “Is your stuff stopping you?”, TEDx University of Edinburgh, 16/02/2016.
https://www.youtube.com/watch?v=8Pb-hjqdjbY
· “History: Consumerism”, The School of Life, 07/10/2016.
https://www.youtube.com/watch?v=Y-Unq3R--M0
· “Less is more”, DVAlmeida, 16/01/2017
http://culturvisflul.blogspot.com/2017/01/less-is-more.html
21
Publicidade como motor do sistema neoliberal
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7.
· Berger, John. Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
· “How the Modern World Maskes Us Mentally Ill”,
The School of Life, 08/05/2018.
https://www.youtube.com/watch?v=yO0v_JqxFmQ
28
Cidadania precária
Projeto
de pesquisa — definir grupo e texto para análise[1]
Klein, Naomi. “Beyond the Brand”, No
Logo. Picador, 1999, pp. 420-437.
--- “Consumerism versus Citizenship” 438-446
· Jally,
Sut, realizadora. NO
LOGO. Brands, Globalization &
Resistance, 2003.
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
·
Klein, Naomi. “New Branded World”, No
Logo. Picador, 1999, pp. 3-26.
Março
4
Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica,
Multimodalidade e Visualidade(s)
Sala B3
6
Estamos a tempo de mudar?
Macy,
Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy. New
World Library, 2012, pp. 13-33.
· --- “A Larger View of Time”,
pp. 139-160.
· Mirzoeff,
Nicholas. “Visual Activism”, How to See the World. Penguin, 2015, pp.
289-298.
11
Saber ler o mundo como ferramenta política
Williamson,
Judith. “A Currency of Signs”, Decoding
Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion Boyars, 2010,
pp. 17-39.
· reLER: Howells, Richard. “Semiotics”, Visual Culture. Polity, 2013, 94-114.
13
Entrega
da análise de texto
Saber ler o mundo como ferramenta
Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of
Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of
images". Introduction to Multimodal Analysis. Bloomsbury,
2010, pp. 1-30.
18
Saber ler o mundo
Williamson,
Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion
Boyars, 2010, pp. 152-179.
· “MamaPapa”, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE
20
Saber ler
Machin, David.
"Representation of social actors in the image", "Composition and
page layout". Introduction to Multimodal Analysis. Bloomsbury,
2010. 109-158.
25
Ler publicidade
Projeto
de pesquisa — Elaboração de um esquema de análise
27
Aula aberta
Convidad@ mistério
Abril
15
Ler publicidade
17
Teste
22
Apresentações
orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
24
Apresentações
orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
29
Apresentações
orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
Data
final para realizar postagens no blogue
Maio
6
Apresentações
orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo
8
Afinal, o que é a Cultura Visual?
Construção de um esquema
visual coletivo a partir de elementos trazidos pel@s alun@s
Versão
final poster
Lista
posts blogue
Avaliação
Presenças — 5%
Participação —15%
Análise de texto — 20%
Projeto de pesquisa — 30%
Teste — 30%
1. Presenças (24 aulas)
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os
trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados
apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação
explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!
2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais
bibliográficos propostos, pequenos textos escritos, comentários às
apresentações orais... No blogue da
disciplina (com posts,
comentários e sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos
colegas para o projeto de investigação). Resumo esquemático de uma das
comunicações do Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e
Visualidade(s).
culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com /
CulturaVisual2020
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts
[vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no
processo de avaliação.
3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto de bibliografia relevante sobre as
temáticas abordadas (2 páginas máximo). O enunciado será indicado no blogue
cerca de uma semana antes da data.
O trabalho deve ser impresso e entregue
em mão durante a aula, até ao dia 13
de março.
4. Projeto de pesquisa
Em grupos de 4 alunos, analisar um texto
publicitário (vide nota de rodapé!) escolhido por vós, elaborar um poster
(cartolina A2) esquemático e
apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos uma aula reservada para a preparação deste projeto, que será
também acompanhado em sessões de tutoria
a marcar comigo (pelo menos 1).
28 de fevereiro: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar; iii)
marcação de data para apresentação oral
25 de março: i) discussão das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de
estratégias para composição do poster.
1 semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser
no blogue, com linhas de leitura. A apresentação oral dura no máximo 15 minutos (dividam o tempo de modo equilibrado entre os membros do
vosso grupo).
A versão final do poster,
integrando as minhas sugestões após a apresentação oral, deve ser entregue em
mão na última aula.
5. Teste
17 de abril
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de
apontamentos, livros, fotocópias... Há modelos de testes anteriores disponíveis
para consulta no blogue da cadeira.
Haverá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós
estudada;
2) leitura de um anúncio publicitário contemporâneo, relacionando-o com
o atual contexto sociopolítico e económico.
Os trabalhos devem ser
entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos
inicialmente acordados. A nota final
é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues
correspondem a zero.
* Vamos aprender em comunidade este semestre *
[1] Até esta data, as alunas devem entregar-me
uma folha A4 com o (primeiro e último) nome (e o número de aluna) das pessoas
que integram o grupo de trabalho (com 4 elementos) e ainda uma fotocópia a
cores do texto publicitário que pretendem analisar (retirado da imprensa portuguesa contemporânea).
Para fundamentarem esta escolha e preparem o esquema de análise, devem ler os
excertos de The World Is a Text: Writing,
Reading, and Thinking About Culture and Its Contexts, da autoria de
Jonathan Silverman e Dean Rader (Prentice Hall, 2003), disponíveis na
reprografia — pp. 13-15, 547-585, 611-624.
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