sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Calendário


Cultura Visual
2016-2017
Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com

“Viver, entretanto, é ver, ir vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”

                Luiza Neto Jorge (1939-1989)

Calendário e avaliação


Setembro
21
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação
23
Trabalho de tutoria — comentário do artigo “O que nos salva é o olhar”, José Tolentino de Mendonça. Expresso, 28/05/2016.
28
Análise de um texto publicitário (grupo)
Entrega do trabalho realizado em tutoria
30
Mirzoeff, Nicholas. “How to See the World”. How to See the World. London: Penguin, 2015. 3-27.
“Powers of Ten”, Eames Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0

Outubro
7
Berger, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008. Cap. 1, 0-27.
12
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7, 123-150.
Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
14
Macy, Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy. Novato: New World Library, 2012. 13-33.
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
http://storyofstuff.org/movies/story-of-stuff/
19
Projeto de pesquisa — definição dos grupos de trabalho
Escolha do objeto de análise[1]
21
Macy, Joanna e Chris Johnstone. “A Larger View of Time”. 139-160.
“An Introduction to Neoliberalism” — http://www.dailymotion.com/video/x2m0xl7
26
Análise de cartazes publicitários no espaço urbano (mupis, Lisboa, 2015-2016)
Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of images".  Introduction to Multimodal Analysis. London: Bloomsbury, 2010. 1-30.
28
Intervenção 1 / Filipa Santos (ex. designer de equipamento / atual educadora para a sustentabilidade)
Entrega da análise de texto

Novembro
2
Análise de textos publicitários
Machin, David. "Representation of social actors in the image", "Composition and page layout". Introduction to Multimodal Analysis. London: Bloomsbury, 201. 109-158.
4
Análise de textos publicitários
Williamson, Judith. “A Currency of Signs”. Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. London: Marion Boyars, 2010. 17-39.
9
Análise de textos publicitários
Williamson, Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”. 152-179.
“MamaPapa”, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE
11
Intervenção 2 / Simão Acciaioli (Event Marketing e Brigada do Mar)
16
Projeto de pesquisa — grupos
Elaboração de um esquema de análise
18
Klein, Naomi. “Introdução”, Tudo alternativo” e “Posfácio”. No Logo. Lisboa: Relógio de Água, 2002. 12-21; 85-109; 483-494.
NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally (2003)
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
23
Klein, Naomi. No Logo
25
Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”. 289-298.
“Junk Thought”, Ad Busters (Thoughtbubble, UK)
https://www.youtube.com/watch?v=bl6B-FFHbQM#t=107
30
Apresentações orais
Dezembro
2, 7, 9, 14
Apresentações orais
16
Construção de esquema visual coletivo sobre a cultura visual contemporânea
Versão final poster
Lista posts blogue

Teste
      5/13 Janeiro 2017


Avaliação

Presenças — 5%
Participação —15%
Análise de texto — 20%
Projeto de pesquisa — 30%
Teste — 30%


1. Presenças
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora.


2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos. No blogue da disciplina (com posts, comentários e sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto de investigação).

culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras

Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts [vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no processo de avaliação.


3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto de bibliografia relevante sobre as temáticas abordadas. O enunciado será indicado no blogue cerca de uma semana antes da data.
O trabalho deve ser impresso  e entregue em mão durante a aula, até ao dia 28 de outubro.


4. Projeto de pesquisa
Em grupos de 4 alunos, analisar um texto publicitário (vide nota rodapé!) escolhido por vós, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos duas aulas reservadas para a preparação deste projeto, que será também acompanhado em sessões de tutoria a marcar com a Professora (pelo menos 1).

19 outubro: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar (convirá levarem várias propostas!); iii) marcação de data para apresentação oral
16 novembro: i) discussão das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de estratégias para composição do poster.

1 semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser no blogue, com linhas de leitura. A apresentação oral dura 10 minutos (procurem dividir o tempo de modo equilibrado entre os membros do vosso grupo).

A versão final do poster, integrando as minhas sugestões, após a apresentação oral, deve ser entregue em mão na última aula.


5. Teste
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de apontamentos, livros, fotocópias... Há modelos de testes anteriores disponíveis para consulta no blogue da cadeira.

Haverá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós estudada;
2) leitura de um anúncio publicitário contemporâneo, relacionando-o com o atual contexto sociopolítico e económico.

    janeiro — 2h (com meia hora de tolerância)


Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.




1 semestre inteligente, criativo, apaixonante e fecundo para todos nós *




[1] Os reclames / textos publicitários usados devem circular na imprensa portuguesa contemporânea. Tanto a componente verbal como a visual serão alvo de análise. Tragam jornais e revistas para poderem escolher a publicidade que mais vos agradar ler.

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