sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Buddhist Economics - Sugestão de Leitura



“Work and leisure are complementary parts of the same living process and cannot be separated without destroying the joy of work and the bliss of leisure.”

                                          Small is Beautiful - Economics if People Mattered, E.F. Schumacher


Inês Furtado

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

All abt. ADvertising

Boas, venho aqui deixar um último post. Depois dos exames terem terminado e estarmos todos muito menos sobrecarregados, fica aqui uma das excelentes peças de George Carlin, que se liga lindamente com o que foi dado este semestre.
Espero que gostem. (Linguagem NSFW)


~Fábio Gomes

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Nota final_26 janeiro

Querid@s alun@s, espero-vos bem!
As notas finais de Cultura Visual vão ser lançadas no dia 26 de janeiro [e não 25, como disse inicialmente por lapso]. Convido-vos para um encontro nesse mesmo dia, entre as 15h e as 17h, no bar da entrada principal da FLUL. Quero dar-vos feedback dos testes e analisar convosco os elementos da nota final.
Caso alguém tenha problemas com inscrições no segundo semestre, por favor, enviem-me  um email com Cc para a funcionária com quem tenham falado nos Serviços Académicos.
Grata!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O uso da sexualidade na cultura popular

Boa tarde,

Venho dar a minha opinião relativamente ao uso da sexualidade a nível comercial na cultura popular.
É, cada vez mais, polémico o uso excessivo da sexualidade como estratégia imediatista — que garante um fácil reconhecimento da mensagem — e afirmação de suposta “maturidade” na cultura popular. Não esquecendo que este tipo de cultura se destina às grandes massas, há que considerar que esta opção pode ser problemática nas mentes mais jovens e ingénuas. 

No entanto, quero sublinhar que não é o uso de imagens sexuais, ligadas a uma "mentalidade aberta", que é prejudicial, mas sim a PERCEPÇÃO de que o corpo humano (feminino ou masculino) pode ser explorado graciosamente, sem qualquer tipo de consequências.

Os protagonistas deste movimento — as figuras públicas — ao aproveitarem-se deste tabu social, e  com ele fazerem lucro, estão a abrir caminho para que acções (como a pedofilia) sejam aceitáveis, pois o que é hoje chocante, amanhã será tolerável.

Miguel Rodrigues

Entrevista de António Damásio


Votos de Bom Ano para todos!
Pensei deixar aqui o endereço de uma entrevista que o neurocientista António Damásio deu em 2013 no Brasil.
Pareceu-me um cartão-de-visita bastante elucidativo para quem ainda não o conhece através dos seus livros. Além disso, para mim, esta entrevista reúne uma série de reflexões e críticas que no fundo acabam por estar intimamente ligadas com muito do que estudámos nesta cadeira.
Manuela

Árvores para todos os gostos

Olá caros colegas
Creio que esta imagem que vou publicar, foi algo que falámos durante uma aula ou outra. Até que ponto chega a estupidez e a hipocrisia? Na minha opinião, é uma coisa que nunca vai deixar de nos surpreender pois é de facto infinita. Fica a imagem para reflexão.

Desejo-vos boa sorte para o teste de amanhã

Cumprimentos
Ricardo Ferreira

Formação online

A nossa já conhecida ONG "The Story of Stuff" oferece um ciclo de formação online para quem queira apurar a sua costela ativista. Podem inscrever-se aqui, até 19 de janeiro.

"The Citizen Muscle Boot Camp is designed to get each of us flexing our Citizen Muscles and building the skills we need to make change in our communities. To participate in a Boot Camp, all you need is an internet connection, about an hour or two a week, and desire to make the world a better place."

Liberdade de expressão

Uma campanha institucional lançada no Brasil.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Números

Boa noite!
Para desanuviar do estudo e do stress da última etapa dos exames, deixo aqui um pequeno filme que me despertou a atenção — Números. O filme apresenta-nos a ideia de se ver, por cima de cada pessoa, um determinado número. Sem sabermos à partida o significado do mesmo, como é que isso influenciaria a vossa visão destas figuras?
Ainda que não esteja ligado a publicidade, penso que se enquadra na ideia de sermos mais críticos e mais responsáveis ao observar o que nos rodeia e o que nos é "vendido" diariamente, quer pela publicidade, quer pela sociedade em geral.
Boa noite, e bom estudo.
-Fábio Gomes

Pub Natal

Boa tarde! 
Estava a pesquisar na internet, quando encontrei este vídeo. Apesar de ser sobre o Natal, e de 2013, achei graça ver como a animação pode ser usada para publicitar uma companhia de lojas. 

Ecaterina Caraman



Anúncios criativos


Boa tarde.
Encontrei, num site muito particular (9gag), um post que me chamou à atenção: "Some Clever Advertisements" e resolvi partilhar no blogue. São imagens bastantes curiosas e assim talvez consigamos descontrair um pouco antes do teste.  Espero que gostem.

Carolina Ribeiro Rodrigues

Je Suis Charlie

Boa Tarde,
Como todos sabem houve um ataque à redacção do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, por parte de islâmicos extremistas, na manhã de quarta-feira, dia 7 de janeiro, e foram feitas 12 vítimas mortais. Os dois irmãos, Chérif Kouachi e Said Kouachi, que atacaram a publicação, foram mortos sexta-feira, dia 9 Janeiro. 
Pelo menos 3,7 milhões de pessoas manifestaram-se este domingo, em França, contra o terrorismo e a favor do direito à liberdade de expressão, na sequência dos atentados mortíferos dos últimos dias em Paris.
Para quem não sabe o que é a liberdade de expressão, passo a explicar, citando a Constituição da República Portuguesa, onde o artigo 37.º consagra a liberdade de expressão e informação:

 1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.







Rita Almeida

O que queremos nós, afinal?

Boa tarde,
Venho aqui deixar-vos uma publicidade do Ikea que me fez pensar muito, nomeadamente no que é realmente mais importante… pois nesta campanha podemos verificar que não são os bens materiais que trazem a felicidade… É uma mensagem tocante.

Obrigada :)

Marisa Lopes



domingo, 11 de janeiro de 2015

COWSPIRACY

Boa tarde,
venho falar-vos de um documentário que está a ser muito discutido ultimamente, o Cowspiracy. Antes de tudo, é um documentário DIY, ou seja, do it yourself, sem patrocinadores e sem fins lucrativos. Aborda o tema do veganismo, não tanto no sentido dos males que nos traz o consumo da carne, mas no sentido de mostrar como a indústria da mesma tem destruído o planeta. É um filme interessante e desvenda os segredos mais «obscuros» de várias instituições, supostamente, amigas do ambiente: Greenpeace, Sierra Club, Surfrieder Foundation e Rainforest Action Network.

Podem encontrar o filme em stream grátis ou, se quiserem contribuir, vejam o filme online, ou comprem um DVD no mesmo site. Todos os lucros vão para o A.U.M. Films (Animals United Movement, Films & Media).



Nina Gorskikh, Nº 50254

sábado, 10 de janeiro de 2015

Pugedon smart recycling box

Encontrei este vídeo de uma máquina que a empresa turca Pugedon colocou nas ruas de Istambul. Ao introduzir-se uma garrafa de plástico usada no seu interior, a máquina liberta uma dose de comida para os animais abandonados. Esta iniciativa não só incentiva a reciclagem como também alimenta os animais. São muitos os animais abandonados só na cidade de Istambul, estimados em cerca de 150 mil cães e gatos.
Jessica Lemos


Reutilização de campanhas

A primeira campanha (Campanha 1), que apareceu no metropolitano, promovia um champô de uma maneira original. A segunda (Campanha 2) reutiliza estes meios para sensibilizar a população sobre o cancro das crianças. 

Cynthia Antunes

O poder do humor

Gostava de partilhar convosco alguns dos cartoons mais marcantes do Charlie Hebdo, que podem consultar aqui.
Quero também deixar aqui uma imagem de Stéphane Charbonnier, falecido no atentado, e uma sua frase.

Cynthia Antunes

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Liberdade de Expressão

Boa noite,
Devido ao atentado em Paris, tem-se levantado uma corrente de solidariedade intitulada "Je suis Charlie" a favor da liberdade de expressão. Encontrei esta tarde este link com alguns cartoons do espanhol Luis Quiles, alguns dos quais criticam a forma como "consumimos" (e somos consumidos pela) publicidade.

Ana Rita Alves
Olá Colegas, espero que tenham tido um bom Natal e desejo-vos um feliz Ano Novo.
Não sei se repararam, mas eu há já alguns anos que tenho vindo a notar que, na noite da consoada, passa sempre a mesma publicidade ao azeite Gallo. Todos os anos, na mesma noite, mais ou menos à mesma hora em praticamente todos os canais, uma publicidade de quase dois minutos. Eu só me questiono, quanto é que pagaram por isso! Espreitem a publicidade e digam-me se também a viram.
Um abraço
Ricardo Ferreira

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Padrões de Beleza


O envelhecimento é como uma experiência ambígua e também estigmatizada, na medida em que se traduz na identificação com um estereótipo negativo e com a recusa de ser portador de uma marca que inferioriza ou exclui: ser velho. Envelhecer num cenário marcado pelo culto à juventude, à beleza e ao corpo, que impõe um padrão estético como ideal a ser conquistado por todos, transforma essa experiência, que é um fenómeno biológico “inevitável”, num fenómeno cultural da ordem do “indesejável”.
O estigma de envelhecer contribui para um mercado que se propõe a “evitar” o “indesejável”, vendendo a juventude tão desejada na contemporaneidade, através de cosméticos e não só, como se fosse possível evitar o envelhecimento.


Rita Almeida

Eco-Graffiti




Boa noite a todos mais uma vez! O Eco-Graffiti é uma técnica que ganhou repercussão após a divulgação do trabalho da artista plástica Anna Garforth. Com poucos materiais, é possível aplicar o verde nas paredes das cidades. Acho que é algo que todos podem fazer porque a receita é muito simples é preciso: uma lata de cerveja, meia colher de chá de açúcar, alguns tufos de musgo, um recipiente de plástico, um liquidificador e um pincel. Este tipo de graffiti substitui sprays e outras tintas tóxicas. Vamos ajudar o planeta com a nossa criatividade! Vamos ser (Eco)lógicos!
Rita Almeida

Se todos ajudarmos o ambiente agradece





Boa noite, como toda agente sabe os oceanos estão cada vez mais sujos e cheios de lixo que demora imenso tempo a desaparecer. Quando digo lixo falo de sacos de plástico, químicos tóxicos (provocados, por exemplo, por descargas de petróleo em pleno oceano quando os barcos limpam os depósitos de combustível), o que mata muitos animais marinhos e destrói o seu habitat.
Encontrei esta campanha da "Surfers Against Sewage (SAS)", uma ONG que protege os oceanos, as praias e as ondas, através da acção comunitária, campanhas, voluntariados, educação sobre como preservar o meio ambiente. O objectivo é criar melhorias mensuráveis no meio ambiente através de mudanças do comportamento no público, na política dos governos e nas práticas das indústrias.
Quando vão à praia gostam de ver aquilo cheio de "porcaria"? Não? Eu também não gosto! Por isso devemos contribuir para ajudar a manter as nossas praias, águas, campos, cidades e florestas limpas. O ambiente e os animais agradecem, é uma questão de consciência e civismo.
Rita Almeida