quinta-feira, 27 de março de 2014

Trabalho de investigação


Os encontros marcados com os grupos de trabalho decorrem no CEAUL (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa), de que sou investigadora. Indicações para lá chegarem — partindo da livraria da faculdade, imaginem que querem ir até à biblioteca; avançam por um corredor, descem dois lances de escadas, mas, em vez de seguirem para a galeria de exposições (à vossa esquerda), vão em frente e cortam à esquerda (num corredor paralelo ao da galeria); estarei à vossa espera na terceira porta à direita.

Procurem ser pontuais, por favor. As reuniões estão agendadas para durar cerca de 30 minutos, e se um dos grupos se atrasar, vai afetar todos os colegas que deverão ser atendidos de seguida. Tenham em consideração que a nossa turma é numerosa.

Devem levar: i) um conjunto de textos publicitários, para podermos decidir em conjunto qual vai ser o vosso corpus de análise; ii) a vossa agenda, para podermos marcar a data da apresentação oral (caso só alguns dos membros do grupo possam comparecer, informem-se da disponibilidade dos colegas, por favor).

 Nunca é demais repetir que é suposto recorrerem a bibliografia para o vosso trabalho: em primeiro lugar, aquela indicada para a cadeira; em segundo lugar, obras que resultem da vossa pesquisa. Ou seja, antes de mais, devem de ler os textos recomendados.

A vossa pesquisa vai servir para melhor lerem o texto publicitário por vós escolhido, tanto a componente visual como a componente verbal, na sua interação. Convirá também atentarem a fatores contextuais — qual o público alvo; onde surgiu o anúncio; é uma campanha feita em vários suportes simultaneamente (imprensa, televisão, mupies); remete para outros universos textuais (links para sites, página de Facebook), etc.

O resultado da vossa leitura tem ser esquematizado, de modo a poder ser apresentado num poster, que deverá também conter uma reprodução do texto publicitário em análise. No dia da apresentação, devem levar uma primeira versão do poster, que servirá de base à vossa apresentação oral e será depois comentada pelos colegas e por mim, de modo a poder ser aperfeiçoada. A versão final do poster será ser entregue no dia do teste (em que também devem levar uma listagem das vossas postagens no blogue, recordo). 
O poster deve contemplar uma componente estética, a nível da composição, pois, com a ajuda de alguns de vós, gostaria de organizar uma exposição, na galeria da biblioteca, no primeiro semestre de 2013-2014, como sucedeu já com anteriores turmas de Cultura Visual.

Pelo menos uma semana antes da vossa apresentação oral, devem disponibilizar no blogue o  texto publicitário que escolheram analisar e alguma informação sobre o vosso trabalho. Assim, os colegas poderão começar a interagir criticamente com o vosso trabalho, o que certamente vos ajudará, tanto a melhorar a vossa leitura, como a fazer uma apresentação mais participada (caso o interesse dos colegas tenha sido previamente provocado). Trata-se de usar as estratégias de marketing para bons fins ;)

Ao longo deste processo estou disponível para dialogarmos e para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam. Podemos marcar mais encontros (terça estou na faculdade das 8 às 20h) e/ou falarmos por email.

Por fim, gostaria de deixar uma reflexão sobre o espírito do trabalho de grupo. Vocês estão num processo de aprendizagem para virem a integrar a nossa comunidade de modo mais efetivo e esclarecido; pelo menos, assim quero crer, quando penso na missão da universidade. Uma das mais importantes competências de um/a cidadão é saber escutar, respeitar e dialogar com a diferença — é, pois, fundamental cada um/a fazer ouvir a sua voz e o grupo receber os diferentes contributos, integrando-os. Por outro lado, participar implica também assumir a responsabilidade pela sua parte no trabalho — ou seja, para sermos ouvidos e os nossos contributos serem reconhecidos como válidos, temos de escolher uma atitude empenhada. Assim, será possível o trabalho realizado ser verdadeiramente de grupo e não apenas o resultado do esforço de alguns ou da demissão de outros, face à tarefa do pensamento crítico  e à inspiração da criatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário