quinta-feira, 20 de março de 2014

Desporto e Dinheiro

Vou aproveitar o assunto e expor o "problema" com que me tenho vindo a deparar... Eu e a minha mãe costumamos participar nas corridas que frequentemente fazem, o único senão é o facto de termos de pagar (Nós e o resto das pessoas, obviamente).
Andei a fazer pesquisas, e depois de tudo o que temos falado e estudado nas aulas, não sei bem o que pensar sobre isto... Ora bem, tendo como exemplo a meia-maratona de Lisboa, ou a corrida do Benfica.

Mini Maratona
Preços
Até 30 de novembro- 13 euros
De 1 de Dezembro a 31 de Janeiro- 14 euros
De 1 de Fevereiro a 5 de Março - 20 euros
Vejam ficha de inscrição aqui.

Corrida do Benfica



Tudo bem que temos direito a uma t-shirt, mas o facto do preço aumentar consoante prazos?! Hoje em dia o Desporto não é para todos, é só para quem pode pagar por ele. Há quem não tenha possibilidades para participar neste tipo de eventos, mas mesmo assim é tudo à base do mesmo... Dinheiro! O que acham sobre isto? Concordam que este tipo de actividades sejam suportadas por preços tão altos?

Postado por : Liliana Marta

1 comentário:

  1. Pois é, Liliana, quando nos pomos a pensar, surgem uma série de questões a/por resolver. É este o princípio de uma ação mais esclarecida.

    Quanto às corridas, reparei que a Mini Maratona surge associada à EDP (recentemente privatizada por capitais estrangeiros), à Vodafone (uma das empresas de telecomunicações emergentes no mercado internacional) e ao Banif (um banco que apresentou insolvência em 2012 e está de momento sujeito a um plano de recapitalização, em que Estado Português, ou seja, nós todos, fornece uns largos milhões de euros). Será que eles precisam mesmo do nosso dinheiro? A história da medalha e da T.Shirt não engana ninguém, como comentou, aliás, e é evidente que este evento traz lucro.
    Os clubes de futebol são das instituições mais misteriosas na sociedade contemporânea, não só pelas quantias astronómicas de dinheiro que manipulam (e lavam, ao que parece), como pela sua capacidade de mobilizar multidões.

    Por fim, parece-me curioso este tipo de eventos desportivos ter tanta aderência, como se as pessoas procurassem recuperar deste modo o sentido de comunidade perdido...

    ResponderEliminar