quarta-feira, 19 de março de 2014

Educação Financeira

No "Contas Poupança" desta noite, no telejornal da SIC, o tema apresentado foi o da defesa de que as escolas devem começar a oferecer "Educação Financeira" aos estudantes, uma vez que muitos jovens não são capazes de gerir dinheiro. Uma das coisas que achei relevante nesta disciplina formativa é o estabelecimento, desde o inicio, da diferença entre necessidade e desejo.

Quanto a mim resta-me dizer: qual será a razão pela qual os jovens não sabem gerir dinheiro, mesmo em poucas quantias? Por que é que têm de receber esse conhecimento na escola, quando isso é matéria que pode ser dada em casa, no núcleo familiar? Não será isto sinal da falta de diálogo e convivência entre os membros da família?

Outra informação que foi também passada consta no seguinte: muitos dos vencedores do Euromilhões, ao fim de 5 anos de terem recebido o prémio, estão pior do que antes de o terem recebido. (Isto é apenas uma pequena curiosidade, já que este tema foi debatido na aula.)

Postado por: Márcia Pereira

2 comentários:

  1. Olá boa noite Márcia :)
    Bom, na minha opinião esse facto deve-se à educação que se tem em casa. Também claro, concordando contigo, pela falta de diálogo e por excesso de mimos e regalias. Quanto mais temos mais queremos e lá está o querer vs necessitar. Nada nunca é suficiente nos dias de hoje seja porque o que têm é marca branca ou é desactualizado e em nada se compara com o Iphone, os Vans, as Levis, o Ipad ou seja o que for. Acho que também tem a ver com o ambiente social inserido, vêem uns com umas coisas, gostam e querem também. Se olharmos à nossa volta, são poucos os que são completamente diferentes. Seguimos modas e aparências e aí vai todo o nosso dinheiro.

    Beatriz Barata

    ResponderEliminar
  2. Fico me perguntando, o que seria essa educação financeira? Uma forma das pessoas apenas terem um controle um pouco maior das contas para que o mundo não entre em colapso de vez com tantas crises, ou se tem a intenção de ressignificar a maneira que percebemos o dinheiro, fazendo com que essa geração veja que ele não pode/deve ser a força motivadora das nossas vidas? Acho que é a primeira opção...

    ResponderEliminar