quinta-feira, 14 de março de 2019

Viva o Ativismo!

Boa tarde, colegas,

Hoje trago-vos um vídeo acerca de um tema bastante recorrente nas nossas aulas: as alterações climáticas e o estado cada vez mais decadente em que se encontra o nosso planeta. Neste vídeo ouvimos Greta Thunberg, uma jovem sueca que, em agosto de 2018, começou uma greve com repercussão por todo o mundo, poucos meses depois. 
Esta jovem recusou ir à escola sexta-feira, para ficar sentada à frente do Parlamento sueco, como forma de protestar contra a falta de ação do governo perante as alterações climáticas no nosso planeta. Conseguiu, depois, juntar amigos à causa, e, em pouco tempo, este movimento ganhou uma dimensão incrível. Greta é apenas uma criança, com mais consciência e maturidade do que muitos adultos, porém, e afirma que nunca somos pequenos demais, para fazer a diferença.
Neste discurso que aqui podem ouvir, esta jovem ativista fala-nos do sacrifício que o planeta Terra tem de fazer, todos os dias, para que diversos países, incluindo a Suécia, possam viver luxuosamente. Aponta ainda para a hipocrisia do governo, que defende que as crianças são o mais importante, mas que destrói sistematicamente o seu futuro.
Logo em dezembro de 2018, este movimento chegou a mais de 270 cidades do mundo. Em fevereiro de 2019 vários cientistas juntaram-se à causa. Agora em março os protestos voltam em força e, na sequência do que diz o post anterior, amanhã, vão ocorrer manifestações globais, incluindo no nosso país. A "Grande Mudança", de que falam Joanna Macy e Chris Johnstone em “Three Stories of our time”, parece estar finalmente a acontecer.
O futuro começa agora, enquanto ainda há hipótese de agir e de mudar de rumo. As desculpas têm de acabar, porque o tempo não para. Greta é a prova viva de que, apenas com pequenos gestos, podemos e devemos tornar o mundo num sítio melhor. 

Tenham uma boa noite!

Andreia Cruz, nº150355

1 comentário:

  1. Grata pela partilha deste vídeo, emocionante pela seriedade com que esta adolescente, uns anos mais nova do que vocês, se dirige aos líderes europeus, exigindo menos hipocrisia e mais ação, de modo a que as políticas ambientais possam efetivamente começar a mudar os padrões destrutivos em que vivemos.

    ResponderEliminar