quinta-feira, 7 de março de 2019

‘The Mother as a Creator’

Trago-vos hoje uma artista contemporânea que, como muitas outras, luta para a desconstrução do modo como a mulher é vista relativamente à maternidade. Annie Wang é uma fotógrafa de Taipei, em Taiwan. Em 2001, começou um projeto de fotografia chamado ‘The Mother as a Creator’, consistindo na documentação do crescimento do seu filho.

Em entrevista, Wang diz que “no mundo das mães onde tudo está oculto, [por isso] a melhor maneira de comunicar é através da estratégia de autorrepresentação, [expressando] diversas partes de nós mesmas. Eu, como mulher e mãe, tenho tentado criar ativamente a minha própria identidade, em vez de ser interpretada pelo artista masculino passivamente, como é tradicional”. A fotógrafa considera enfadonhas as representações estereotipadas da maternidade e criou o projeto a partir da crença na afinidade entre a maternidade e a criatividade artística, combinando o papel da mãe e da artista. 

Assim, Wang todos os anos tira uma fotografia sua e do filho posando frente à fotografia do ano anterior, o que, segundo ela faz emergir “diferentes camadas do meu filho e de mim mesma (...) após uma longa acumulação de detalhes e texturas. São sobrepostas diferentes etapas do meu filho e de mim mesma, e, a partir das diferentes imagens, criamos um diálogo entre nós nessa dimensão comprimida. Dentro de cada uma destas dimensões, surge, pois, uma nova representação/visualização da maternidade”. Deixo aqui algumas imagens da galeria do projeto.
2001, Na véspera de dar à luz
2002, A carregar no botão da câmara em conjunto 
2003, A perna do meu filho estava engessada
2004, A celebrar o Natal 
2005, Montando a exposição 
2006, A trabalhar  
2010, Mudando de casa
2011, Construindo sonhos 
2014, Da mesma altura 
2018, A discutir sobre a liberdade
Nas palavras da artista, “A Mãe é como uma artista a fazer o seu trabalho, enquanto invoca a sua própria sabedoria. A Mãe não só cria uma vida, mas também cria continuamente uma matriz contínua e fluida da experiência entre Mãe e Filho”. Assim, através da fotografia, Annie Wang não só nos leva numa viagem autobiográfica, como também nos mostra que a maternidade altera a sua perceção estética.
Aconselho-vos a explorar mais projetos de Wang, que retrata o corpo da mulher e a sua natural imperfeição; vale a pena!

Boa noite.


Nota: A artista não fez fotografias para este projeto entre 2006 e 2018. Contudo, as fotografias neste post estão todas expostas pela ordem correta
Mihaela Gradinaru nº 153122

2 comentários:

  1. Grata pela partilha, Mihaela. Várias outras mulheres artistas têm vindo a explorar esta questão, através da auto-representação, por exemplo, Mary Kelly, em 'Post-Partum Document', um projeto com uma abordagem conceptual baseada em estratégias documentais, de raiz autobiográfica.
    Caso esteja interessada nesta temática, pode consultar o seguinte link
    https://www.khanacademy.org/humanities/global-culture/identity-body/identity-body-united-states/a/mary-kelly-post-partum-document

    ResponderEliminar
  2. Outra questão, as citações que nos apresenta vieram do site da artista e foram traduzidas por si, ou... Caso haja outra fonte, por favor, acrescente-a no final do seu post.

    ResponderEliminar