segunda-feira, 11 de março de 2019

Projeto 'SAUDADE'

Olá colegas!

No dia 2 de março participei num projeto, que acho importanto partilhar com vocês.

Como sabem, o tema da poluição é frequentemente aborbado nas aulas de Cultura Visual. De facto, o ser humano tem vindo a causar um imenso impacto negativo no meio ambiente. No entanto, embora seja sensível a este tema, nunca pensei que mudar os meus comportamentos fosse mudar alguma coisa. Porém, com o passar do tempo, e à medida que fui conhecendo pessoas novas, percebi que as nossas ações importam. Mesmo que pareçam pequenas, a nível global, é através de pequenas iniciativas que começa a mudança.
No dia 14 de janeiro, um amigo meu fez o seguinte post no facebook:
SAUDADE’
Na semana passada, auto-desafiei-me a uma semana sem SOCIAL MEDIA.
Dia 4 - Marina de oeiras
“Durante a minha deambulação de hoje, ali, no meu mundo, enquanto ia refletindo, cantando, sorrindo, pensando e sentido aquele momento de repente, parei.
Parei, no momento em que percebi. Era isto.
Estava rodeado de todo o tipo de Lixo, Cordas, Garrafas, uma quantidade assustadora de Plástico, Latas, Redes… vi aquilo que nunca pensei que fosse possível, tanto desrespeito e tanta falta de Civismo ou Conhecimento. Observei tudo aquilo de forma assustadora e preocupante. Senti que tinha de agir. Não podia ficar de braços cruzados perante aquilo. Precisava de ajuda, não tinha mãos para levar tudo dali sozinho.
Peguei no que consegui e fui.” Era a Hora.
O meu objetivo é limpar a zona, com a ajuda de quem quiser participar nesta iniciativa. Mutuamente conseguir que sejamos um grupo porreiro e com bons princípios envolvidos no projeto. Ainda não tenho uma data definida para o arranque mas o importante agora é formar um grupo motivado e receptivo ao objetivo.
Pessoal interessado em participar na limpeza deste espaço, falem comigo. Estarei ao vosso inteiro dispor.
A oportunidade está nas vossas mãos.
É necessário questionarmos-nos, interessarmos-nos e compreendermos o que nos rodeia. O conhecimento é poder! Tenham-no como uma arma, a vossa maior arma. Carpe Diem! Tomás.





Depois desta publicação todos os interessados contactaram o Tomás, incluindo eu! Atendendo aos cuidados necessários para tudo correr bem, contactámos a Câmara Municipal de Oeiras, para recolher os sacos do lixo que conseguíssemos juntar! A Câmara foi bastante prestável e ainda nos forneceu os sacos e as luvas: pusemos mãos à obra, no dia 2 de março, de 2019. Deixo aqui algumas fotografias do evento.





Ao todo recolhemos aproximadamente 300 Kg de lixo. Encontrámos de tudo um pouco nestas rochas: desde objetos que as pessoas atiraram para a praia, até coisas que deviam estar no mar e vieram dar à costa, incluindo alguidares, ou baldes de tinta, para mencionar alguns exemplos. Devo dizer que esta experiência me chocou bastante, e foi também uma grande aprendizagem.
Apenas num dia, foi impossível apanharmos o lixo na costa toda da Marina e é por essa razão que estou a divulgar este projeto aqui! 'Saudade' irá repetir-se várias vezes ao longo deste ano; por isso, se estiverem interessados em participar podem deixar o vosso email nos comentários.
Posso dizer que somos só um pequeno grupo de jovens que decidiu ocupar um sábado de sol de uma maneira um pouco diferente. A mudança não passa só pelas grandes corporações, começa por cada um de nós, ativistas.

#SetTheOceanFree

                                                                                                                         Joana Mateus nº154277

1 comentário:

  1. Hummm... que pena estes quadradinhos dos comentários não estarem cheios de emails, Joana. Imagino que, entretanto, tenha partilhado este projeto em viva voz com os seus colegas da faculdade e haja quem se queira juntar a esta iniciativa. Para além da limpeza em si, acredito que estas ações sirvam também um propósito educativo para as pessoas que continuam a insistir no crime de deitar lixo no chão (ou de não reciclar!).

    ResponderEliminar