segunda-feira, 18 de março de 2019

Olhar a mulher

Boa noite colegas,


Sendo esta uma temática que tem vindo a surgir repetidamente nas nossas aulas, penso que estamos conscientes e capazes de detetar o modo como a figura feminina é reificada. Perante um modo de ver que coloca a mulher como objeto de um olhar preador, e não como agente, percebemos a afirmação de John Berger no terceiro capítulo de Modos de ver — "a presença social da mulher é de um tipo diferente da do homem" (59).

A propósito deste capítulo, e desta afirmação, relembrei-me de um ensaio de Griselda Pollock, com o qual já me havia cruzado repetidamente (porque é mesmo muito interessante), intitulado "Modernity and Spaces of Femininity", disponível aqui (ou, caso desejem uma versão em português, disponível na biblioteca da faculdade, integrado na antologia crítica Género, Cultura Visual e Performance, organizada por Ana Gabriela Macedo, uma obra que contém, além deste, muito mais ensaios igualmente interessantes para pensarmos o modo como percebemos a nossa cultura e o lugar da mulher na mesma).
Pollock retrata os espaços e os limites impostos às mulheres no período do Modernismo, tanto a nível físico como a nível simbólico e de possibilidades de representação. Este último aspeto é curioso, visto que demonstra o modo como uma mundivisão e o paradigma patriarcal delimitam não só os espaços físicos onde é expectável que uma mulher circule, como ainda a criação de imagens.
A História da Arte eliminou a presença da mulher, reduzindo a sua narrativa aos espaços masculinos e a sua presença a musa, retirando-lhe assim a possibilidade de agenciamento. É, aliás, preocupante verificar que esta tradição se mantém viva na publicidade, como tivemos oportunidade de ler no post anterior, da colega Micaela Henriques. O ensaio de Pollock sublinha que este processo de desempoderamento foi calculado, através da afirmação do olhar masculino ("male gaze") e da negação do olhar feminino ("female gaze"), tanto a nível das possibilidades de representação como dos relacionamentos interpessoais.

Ainda que apresentando uma análise que pretende inscrever uma perspetiva feminista na história da arte modernista (e convenhamos que até a necessidade de o fazer é indicativo de uma história que tem vindo a ser construída por um modo de ver muito especifico), a autora estende o seu argumento para além dos limites da arte, alargando a sua conclusão para afirmar que a nossa cultura visual continua a ser um espaço absolutamente minado por estes paradigmas de género, que por sua vez tornam os espaços que habitamos locais de permanente reificação e perigo. Relembra-nos, assim, da necessidade de adquirirmos esta consciência e mantermos um olhar crítico constantemente treinado para analisarmos as representações que nos são apresentadas, para que possamos descobrir modelos alternativos de inscrevermos o nosso corpo na cultura e na história e descobrir possibilidades de agir neste mundo.
Ana Teresa Fernández, Untitled (Performance documentation). Fonte.

Além disso, e numa nota à parte, considero que tanto o próprio ensaio como a totalidade da antologia crítica em que se insere na tradução, nos recordam da importância de olharmos criticamente, incluindo também as fontes bibliográficas que consultamos, de modo a incluirmos investigação feita por mulheres; até que ponto esta não é esquecida, do mesmo modo que a pintura desaparece na História, por via do nosso enquadramento cultural?

Bom descanso a todos, e até quarta!


Leonor Madureira (150360)

2 comentários:

  1. Olá Leonor, muito obrigada por teres partilhado o ensaio, fiquei com muita curiosidade e vou ler! Acho que intervenções como as que aqui fazemos são muito importantes, sendo nesta área mais ainda, pois sem nos darmos conta nós não só perpetuamos estes comportamentos quando os vemos e os aceitamos como ainda os reproduzimos! Esse exemplo que mencionaste do "male gaze" e "female gaze" tende a ser reproduzido por algumas, muitas de nós, penso, nas fotos, visto que se trata de algo considerado "sexy" e é com textos como os que se recomendam aqui que nos podemos informar e assim mudar o nosso comportamento.
    Muito obrigada pelo teu post, acho que é mesmo muito importante alterar estas formas horríveis de olhar a mulher.

    ResponderEliminar
  2. Grata pelo seu excelente post, Leonor, ao qual tomei a liberdade de acrescentar uma pintura que problematiza estas questões da invisibilidade, da corporalidade e da sexualidade reprimida da mulher. Sim, todas somos responsáveis por alterar este estado de coisas, sim, através de simples escolhas quotidianas relativas ao modo como nos decidimos apresentar.

    ResponderEliminar