quarta-feira, 27 de março de 2019

Abril, Mês da Consciencialização do Autismo

Olá colegas,
Com a aproximação do mês de abril achei importante partilhar mais informações sobre o autismo, cujo dia internacional é 2 de abril. Também conhecido como Transtorno do Espectro do Autismo, esta doença afeta mais de 70 milhões de pessoas e, consequentemente, as suas famílias. As pessoas por ela afetadas interpretam o mundo de uma forma singular, prestando atenção a detalhes que provavelmente escapariam ao indivíduo comum, como é exposto no vídeo, sendo denominados como seres com “um tipo de brilho diferente”.

 
 
Durante toda a minha vida ouvi falar sobre autismo como algo muito vago ou longe, desde piadas de mau gosto a controvérsias sobre vacinar ou não os filhos, mas esta causa nunca me havia originado tanto interesse, visto que nunca tinha estado em contacto direto com alguém dentro do espectro.
O meu interesse foi primeiramente despertado quando vi o filme Um rapaz chamado Po (2016) (podem ver alguns minutos do filme aqui), realizado por John Asher, explorando a vida de um pai viúvo que tenta auxiliar o filho com autismo. Para além de uma realização magnífica, este filme consegue transmitir o sofrimento e a impotência sentidos por um pai incapaz de comunicar com o filho. A forma como a ação se desenrola criou em mim uma grande empatia (chorei imenso durante o filme!), que me levou a imaginar como seria estar no lugar daquele pai fictício; ainda para mais, sabendo que esta é uma realidade vivida em muitas famílias. O filme expõe não só o olhar de Po que, de um modo muito verosímil, parte da realidade para criar lugares e amigos imaginários, como ainda os problemas que isto implica e as dificuldades vividas para os ultrapassar.
Após ver o filme, fui imediatamente pesquisar mais sobre a doença para perceber como poderia ajudar. Descobri que o mês de abril é dedicado à promoção da consciencialização do autismo já há 12 anos. Foi criado o hashtag #LightItUpBlue, sendo o azul a cor representativa da causa. Para trazer mais reconhecimento e criar maior aceitação para a doença, as pessoas vestem-se de azul, participam em caminhadas e corridas, fazem doações monetárias e alguns monumentos são iluminados de azul, um pouco por todo o mundo.


Em Portugal, a corrida e a caminhada realizadas anualmente vão ter lugar na cidade do Porto, dia 7 de abril de 2019. Sigam este link para mais informações sobre a inscrição.
Boa noite e #LightItUpBlue
Luana Bento Nº 153657

1 comentário:

  1. De facto, o funcionamento da nossa mente ainda continua a ser um mistério e os diversos graus de desvio em relação à norma criam para todos desafios, em especial para aqueles que de mais perto convivem com estas realidades, nas suas famílias. Se a Luana tiver interesse em envolver-se mais nestas questões, vá a https://cercica.pt/

    ResponderEliminar