sábado, 4 de maio de 2019

We Love The Earth!

Boa noite colegas!

Hoje venho partilhar uma música associada a uma campanha de consciencialização que possivelmente alguns de vocês já conhecem.
A música é do rapper Lil Dicky e chama-se "Earth", abordando o tema do aquecimento global, que, como sabemos, apesar de sério, continua a ser controverso.


Este vídeo foi feito em parceria com a fundação Leonardo DiCaprio, cujos objetivos são encorajar melhores práticas ambientais em todo o mundo.
A música inclui as vozes de mais de 30 celebridades como Ariana Grande, Justin Bieber, Miley Cyrus, Ed Sheeran, SIA, Snoop Dogg. O envolvimento destes grandes nomes da cultura pop apoia fortemente a divulgação de um projeto musical deste tipo, sendo que o vídeo já arrecadou mais de 81 milhões de visualizações. Dito isto, sublinho ainda que todos os lucros da música vão diretamente para a fundação acima referida.
O autor da música fez outros 4 vídeos para expor mais claramente o problema que enfrentamos e as medidas que podemos tomar para o ultrapassar. 
Nestes vídeos são explicados temas também apresentados em Active Hope: How to Face the Mess We're in Without Going Crazy, de Joanna Macy e Chris Johnstone, analisado em aula, tais como: o aquecimento global e as suas consequências; o degelo e a consequente subida do nível dos oceanos e a extinção de espécies. No entanto, é também referido que nós temos a capacidade para reverter os danos causados. Na verdade, estudos científicos referem que temos 12 anos para inverter esta situação, mas para isso devemos mudar 3 coisas:

1. A forma como produzimos a nossa energia:
  • Ao invés de utilizar combustíveis fósseis, que libertam carbono para o ar, devemos utilizar cada vez mais energias renováveis;
  • Devemos votar em representantes que se preocupem com o ambiente e se demonstrem dispostos a fazer mudanças;

2. A forma como conservamos e protegemos a natureza:
  • É importante parar a desflorestação, uma vez que as florestas absorvem 1/4 do carbono produzido na Terra;
  • A proteção de espécies é crucial porque estas fazem parte do mesmo sistema em que nós vivemos, ou seja, quando esta organização é afetada, toda a comunidade sofre;

3. A forma como produzimos a nossa comida:
  • A agricultura com químicos e maquinaria pesada contribui fortemente para a poluição;
  • O consumo de carne vermelha é um dos fatores que tem maior impacto no ambiente, elo que devemos reduzir drasticamente a sua ingestão.

Espero que consigamos ajudar o planeta e reverter os danos causados, visto que nós somos a geração que tem o dever e o poder de o fazer!

Obrigada pela atenção e bom fim-de-semana!

Luana Bento
153657

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Luana. O vídeo e a música parecem-me pobrezinhos, para ser sincera, mas talvez a junção de tantas pessoas famosas e o facto de a mensagem ser algo simplista possam contribuir para alterar a consciência dos cidadãos dos E.U.A., para quem a produção se parece dirigir. Também a consulta dos restantes vídeos poderá ajudar, sendo que os E.U.A. são o país que mais recursos consome no planeta, como sabemos...

    ResponderEliminar