quinta-feira, 9 de maio de 2019

Transformar_Meditar

Olá colegas!

Recentemente foi me apresentado um programa de meditação criado por Deepak Chopra que decorre ao longo de 21 dias. Inicialmente, não me pareceu apelativo, pelo simples facto de que a meditação não é um tópico de interesse pessoal; contudo, ainda assim, decidi entender melhor este projeto.
Resumidamente, durante 21 dias leem-se os textos propostos e ouve-se um ficheiro áudio de 20 minutos para realizarmos uma meditação guiada. Há, também, uma tarefa diária que devemos cumprir. Cada dia é um novo tema com o objetivo final de nos transformarmos, criando abundância e felicidade nas nossas vidas.

Devo admitir que, acabei por não me envolver completamente. Porém, dediquei-me a alguns dos desafios por curiosidade e fiquei a entender a dinâmica e o propósito desta forma de estar. Apesar de ser uma forma de melhorarmos o nosso quotidiano e, esperançosamente, o quotidiano das pessoas à nossa volta, o que achei mais interessante foi o modo como muitos dos problemas que nos são apresentados ao longo desta prática estarem na base de alguns dos desequilíbrios que encontramos na sociedade, atualmente. São apontadas falhas pessoais que nos impedem de experienciar o lado mais positivo da vida e estratégias para ultrapassarmos essas barreiras. Ironicamente (ou não) encontramos algumas das mesmas lacunas na sociedade. A forma de mudarmos e termos uma vida de abundância, em sociedade, passa muito por fazermos escolhas conscientes, sem sermos guiados pelo ego e pelo ganho pessoal. Por outro lado, teremos de deixar para trás as coisas que não nos beneficiam como sociedade e começar a cultivar comportamentos e hábitos que realmente nos ajudem. E estes são exatamente alguns dos exercícios que nos propõem fazer com a meditação.
Portanto, se durante 21 dias conseguimos tomar passos simples para resolver problemas pessoais  porventura conseguiremos transpor este saber para  rejuvenescer a sociedade e curá-la. Já existem muitas pessoas com este mindset (o blog desta disciplina é prova disso), que acredito estar em crescimento contínuo. Por fim, queria reforçar que a mudança da sociedade pode ser algo mais leve e simples, que deve partir de cada um de nós. Passos relativamente simples podem mudar bastante o nosso interior. E assim, com a mesma facilidade, e alguma persistência, poderemos mudar o que nos rodeia.    


Obrigada e até amanhã!
Mafalda Marques nº153177

1 comentário:

  1. Sim, eu acredito que todas as mudanças começam, sempre, internamente e se refletem no mundo, além da dualidade que nos separa de tudo. Já agora, Mafalda, poderia talvez acrescentar no seu post o link para a tal proposta de meditação, caso algum colega queira experimentar (ainda por cima, vão ficar agora de férias uma eternidade, é a altura ideal para se dedicarem a este tipo de descobertas!).

    ResponderEliminar