quarta-feira, 18 de maio de 2016

Portugal Precisa de ti





Boa noite professora e colegas. 
Hoje trago-vos este vídeo referente a um anúncio publicitário com o qual me deparei hoje na Internet. O anúncio pretende promover a marca de cerveja Sagres e, para tal, utiliza várias analogias, referências e metáforas relacionando a bebida ao mundo do desporto, mais precisamente, do futebol.
O facto de terem utilizado a figura pública, Ricardo Araújo Pereira, conhecida pela maior parte da população foi uma estratégia de marketing bastante inteligente, pois este homem tem um forte impacto na sociedade.  Este anúncio remete-nos para questões relacionadas com o nacionalismo e com a identidade ao incentivar a que todos se reúnam por um único objectivo, a Selecção Portuguesa, que jogará no próximo Europeu 2016. 
A mensagem refere que apoiar Portugal é um dever de todos os portugueses e que todos nós devemos esquecer as nossas diferenças nestas alturas de união. Alude-se também a uma relação subentendida que parece existir entre o futebol e a bebida, pelo facto de a maior parte dos apreciadores de futebol não dispensar uma cerveja no decorrer de um jogo, seja em casa, no estádio ou no café.
A felicidade que parece envolver todas as pessoas que se encontram no anúncio associa a compra da cerveja ao prazer do seu consumo e à felicidade de pertencer a um grupo. Também a figura pública é vista a beber cerveja da marca.
A música que está a acompanhar todo o anúncio publicitário tem harmonia e é motivadora.
Apesar de se estar a vender uma bebida alcoólica surge uma mensagem em rodapé que apela à moderação e à responsabilidade dos consumidores ("Seja responsável. Beba com moderação"); apesar de ser obrigatória na publicidade de qualquer bebida alcoólica, esta nota confere à marca um certo reconhecimento por mostrar "preocupação" pelas consequências que o álcool pode provocar.
Embora considere que é importante apoiarmos o nosso país em competições como estas, acho que nos devíamos unir para muito mais do que futebol. Juntos podíamos fazer muito mais por Portugal, como sugere o título da campanha — "Portugal precisa de ti". Se nos uníssemos para outras coisas mais úteis para a comunidade e para a vida em sociedade como nos unimos para eventos futebolísticos, muita coisa poderia ser diferente. Infelizmente, isso ainda não acontece.

Rita Albano, nº52012

1 comentário:

  1. Bem, Rita, vocês já sabem qual a minha opinião sobre os desportos de competição e o futebol em particular. Reforço a ideia com uma citação do Krishnamurti, um pensador que muito admiro: "Surely, to abolish poverty, you must think as human beings, not as nationals. There can only be humanity, and not the cruel division of races and the childish absurdity of nationalism. Why cannot this happy and intelligent state be brought about? Who is preventing it? Each one of you - because you think in terms of Chile, England, India, or some other country. As beliefs divide people, so you have let frontiers destroy the unity of man. It rests with you, not with a vague thing called the mass, to bring about human unity and happiness." Podem encontrar o resto deste seu diálogo aqui — http://jkrishnamurti.org/krishnamurti-teachings/print.php?tid=114&chid=4474

    ResponderEliminar