domingo, 29 de maio de 2016

Planet Earth: what causes destruction?

Bom dia colegas e professora, há uns meses encontrei este vídeo no Facebook  que, tal como tantos outros, tanto me tem inspirado e encorajado na decisão de deixar de consumir a grande maioria dos produtos de origem animal. Não sou, de forma alguma, o tipo de pessoa que anda por aí a tentar lavar o cérebro das pessoas e a fazer com que deixem de consumir produtos animais, por motivos não só ambientais, como também de saúde, etc., etc... No entanto, faço o meu melhor para dar a conhecer às pessoas as razões que me levaram a mudar o meu estilo de vida de uma forma tão radical.

O vídeo abaixo demonstra um pouco do mal que o ser humano está a fazer ao planeta ao consumir, neste caso, carne. O consumo de carne é uma das maiores causas da destruição do nosso planeta, e grande maioria das pessoas não se apercebe disso. Somos uma sociedade de consumo: "eu quero, eu quero, eu quero"; e muitas pessoas argumentam "que posso eu fazer? sempre foi assim, e nada há-de mudar" (Joanna Macy). Verdade seja dita, não há forma de eu ou tu, que estás a ler isto, conseguirmos mudar o mundo todo, mas a verdadeira mudança parte de nós próprios. Não conseguimos controlar as ações dos nosso pais ou dos nossos irmãos, mas conseguimos controlar as nossas. Para fazer, basta querer.

COMUNIDADE : A UNIÃO FAZ A FORÇA

Foi já mencionado algumas vezes em aula, pela professora inclusive, o quão importante seria inserirmos gestos tão pequenos na nossa vida diária como consumir mais produtos biológicos (ajudando assim a agricultura biológica), fazer parte de projetos e organizações como a Brigada do Mar, aceitar menos publicidade, que sabemos que não nos vai ser útil (a não para aumentar o lixo lá em casa), para não falar de outros gestos tão simples como reciclar ou preferir transportes públicos ao nosso carro, por exemplo. Trata-se de escolhas tão simples que podem, de facto, fazer a diferença.



SHE IS OUR MOTHER. THERE IS ONLY ONE. 
SHE IS DYING. SHE CAN BE SAVED.

Ao passar os olhos muito rapidamente pelos comentários a este post [no facebook], deparei-me com um muito curioso e, a meu ver, extremamente preciso: "The earth would be healed if the people were not here."

E na vossa opinião, qual a verdadeira causa da destruição do nosso planeta?

Catarina Pereira_145669

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Catarina. As escolhas são múltiplas e a reverência e respeito pelas espécies animais fazem, certamente, parte delas.

    ResponderEliminar