terça-feira, 17 de maio de 2016

Mudar o mundo agora

Boa tarde caros colegas e professora!


Encontrei este vídeo e decidi partilhar convosco. Esta pequena animação, elaborada por Steve Cutts, menciona alguns temas que discutimos ao longo do semestre e culmina com um apelo à ação. Dado o impacto devastador das mudanças que hoje enfrentamos a vários níveis, desde o clima até outros sistemas ambientais e sociais, o desafio pode tornar-se opressivo e levar-nos a negar a necessidade de agir, especialmente quando os media perpetuam a ideia de que estamos no melhor do mundos, não cobrindo notícias significativas ou desafiando descaradamente os factos. 

É desconfortável e até doloroso pensar ou falar sobre os sinais de que o sistema de suporte de vida do nosso planeta está ameaçado e muitos acreditam que somos impotentes perante um problema desta magnitude. Tal como Joanna Macy refere em Active Hope, a esperança ativa é crucial neste momento, pois todas as grandes aventuras implicam sempre a superação de obstáculos. 
O primeiro desafio é estarmos cientes de que nós, como civilização e como espécie, podemos escolher. Quando se olha para o mainstream e para as prioridades e/ou objetivos prosseguidos pela sociedade, é difícil ver grandes provas desta consciência.

mudança de consciência está a a acontecer agora em todo o mundo, de várias maneiras. Macy descreve-a como uma revolução invisível, feita por movimentos sociais, comunidades e pensadores que encontram maneiras de modificar as práticas menos saudáveis, usando o engenho humano e a paixão, para podermos encontrar juntos o caminho e transformarmos o nosso mundo. Importante será alterar a noção de que a história é feita por indivíduos dominantes; pelo contrário, a ação histórica é composta, como Tolstoi disse, por "um número infinitamente grande de ações infinitamente pequenas". 

De facto, todos nós podemos influenciar o mundo em nosso redor todos os dias, de várias maneiras. Se mudarmos algo no nosso pequeno mundo (individual) veremos que isto terá repercussões na esfera global.



Vanessa Silva nº 50449

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Vanessa. Na verdade, este vídeo já está aqui algures no blogue, mas, como agora não o consigo localizar, escolho a repetição, pois acredito na mensagem que transmite ;)

    ResponderEliminar