domingo, 24 de maio de 2015

INTRARTE e o Dia da Criança


Colegas, deixo-vos uma sugestão para o dia da Criança, 1 de Junho. Recordar INTRARTE, no espaço Atmosfera M, em Lisboa, às 17h, na Rua Castilho nº5, com Entrada Livre. Às 17h, será a inauguração oficial da exposição seguida de um porto de honra e lanche. Às 17h45, uma largada de balões com a mascote Pelicas. Às 18h, tertúlia inaugural da exposição, moderada pela Fernanda Freitas. A exposição vai estar neste espaço até dia 26 de Junho, com entrada livre, segunda a sexta (9h-19h), sábado (11h-17h).    

A INTRARTE foi uma exposição itinerante comemorativa dos 50 anos das Aldeias de Crianças SOS em Portugal, que ocorreu no ano passado. 

Exibiu várias obras, de pintura, escultura, fotografia, ilustração e objectos de design, dos alunos e professores da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e uma tela composta das Crianças e Mães SOS das três Aldeias existentes em Portugal (Guarda, Gulpilhares no Porto, e Bicesse em Cascais), com o intuito comemorativo e também para divulgar e valorizar o trabalho realizado pelas Aldeias de Crianças SOS no acolhimento e educação de crianças socialmente desprotegidas, em ambiente familiar, com vista ao seu desenvolvimento pessoal e à sua inserção positiva em sociedade. Tive oportunidade de ver este trabalho durante a minha estadia na Aldeia de Crianças SOS da Guarda, aquando a montagem e inauguração da exposição, na qual participei.   

A Exposição Intrarte teve início na Câmara Municipal da Guarda, onde esteve boa parte do mês de AgostoDurante o mês de Setembro a exposição foi exibida na cidade do Porto, no Espaço Atmosfera M. Durante o mês de Outubro e até 12 de Novembro a exposição pôde ser visitada na Câmara Municipal de Lisboa, Edifício Central do Campo Grande. De 17 de Novembro, a 25 de Novembro, a Exposição Intrarte esteve patente ao público no hall principal do Casino Estoril.

As obras expostas na INTRARTE foram leiloadas online até ao dia 30 de Novembro, revertendo os fundos angariados para as Aldeias de Crianças SOS de Portugal, assim como os fundos da venda dos catálogos (que eu traduzi de Português para Inglês). 

A exposição foi organizada pelo meu irmão, Tiago Ribeiro (encarregue também da imagem gráfica) e pela Catarina Guedes, ex-alunos da FBAUL, de Design de Comunicação e Design de Equipamento. Tanto eu, como eles e os alunos e professores da FBAUL demos o nosso contributo voluntário para que esta exposição acontecesse. 

Também integrou esta comemoração um concerto de música clássica na Fundação Calouste Gulbenkian, a 21 de Outubro de 2014.  

Apareçam e divulguem! 

Cristina Ribeiro. Nº 48510.


1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Cristina, e parabéns pelo envolvimento num projeto tão valioso!

    ResponderEliminar