segunda-feira, 4 de maio de 2015

Bo Burnham - Prop(er) Comedy


Provavelmente já muitos o conhecem, mas acho que é relevante apresentar este jovem comediante dos EUA. Bo Burnham é um músico, actor, escritor, poeta e humorista de 24 anos, conhecido pela sua precocidade, tendo começado a sua carreira humorística aos 16 anos, quando publicava no YouTube vídeos de músicas cómicas que cantava e tocava no piano no seu quarto. Tem quatro CDs editados, sendo o último uma gravação ao vivo do seu espéctaculo de uma hora intitulado what (2013). Espectáculo esse que está disponível para visualização no seu canal do YouTube e na plataforma Netflix. O seu original estilo humorístico alia a Prop Comedy (Comédia de Adereços) de artistas como Steve Martin com a genialidade e preocupação social e humana de artistas como George Carlin e Louis C.K. 



Nas suas músicas ironiza temas importantes e actuais como o eurocentrismo, a religião, o impacto das redes sociais, a deificação do jovem e do bonito e os vícios da indústria cultural da música Pop e Hip-Hop, em músicas como Repeat Stuff e Bo Yo. Deixo aqui só uma pequena apresentação daquele que é para mim uma das mentes mais brilhantes e potencialmente influentes da nossa geração. Se gostaram do que vos apresento, convido-vos a descobrirem mais sobre ele e a reflectir sobre os assuntos que Bo Burnham tão bem expõe.

                                     

André Pereira, nº 50188




2 comentários:

  1. Ele tem também um livro de poesia chamado "Egghead (Or, You Can't Survive on Ideas Alone)", editado pela Grand Central Publishing e com ilustrações de Chance Bone.

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia este comediante, mas, pelo que vejo (e confesso não ter visto o vídeo mais extenso na totalidade) tem a coragem de denunciar uma série de estratégias da cultura popular contemporânea de uma forma inteligente e bastante agressiva — com tanta lavagem cerebral, às vezes as pessoas só recebem as mensagens deste modo.

    ResponderEliminar