terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Sustentabilidade: o caminho!

Caros colegas e amigos,
No seguimento das nossas aulas, e das manifestações de uma grande consciência ambiental da vossa parte, de que as sociedades em que vivemos actualmente têm que mudar, de forma a que a nossa presença nesta linda casa a que chamamos planeta Terra possa continuar a ser sustentável, penso que muitas vezes temos a noção de é preciso fazer algo, mas muitas vezes não sabemos o quê, nem por onde começar. Bem, talvez seja boa ideia começar pelo início!
Para tal, considero importante aprofundar o nosso conhecimento sobre o tema da sustentabilidade, sobre as suas implicações e sobre as soluções disponíveis, bem como as várias faces do problema.
Há cerca de dois anos, tive a oportunidade de fazer um curso de Introdução à Sustentabilidade de 8 semanas (e na altura o material audiovisual nem tinha legendas em português!). Isto permitiu-me ter uma visão holística e abrangente do tema. Infelizmente, não guardei vídeos das lectures do Prof. Tomkin da Universidade do Illinois, fiquei apenas com o material escrito (que no entanto posso fornecer a quem estiver interessado).
Eis uma breve apresentação do curso — "This course introduces the academic discipline of sustainability and explores how today’s human societies can endure in the face of global change, ecosystem degradation and resource limitations."
A boa notícia é que está para começar um novo em breve, de 19/Jan/2015- 15/Mar/2015, ao qual podem aceder aqui. É uma formação gratuita, online, e pode ser feita semana a semana, ao ritmo de cada um e no horário que mais vos convier, sendo que no final vos é dado um certificado reconhecido.
Este é o text bookSustainability: a Comprehensive Foundation. Ed. Theis e Tomkin.
Neste curso são abordados temas como demografia, a tragédia dos comuns, alterações climáticas, energia, OGNs, política económica e ambiental, etc... Para quem tiver oportunidade e interesse, está absolutamente recomendado.
Um abraço
Sílvia Sofia Carvalho d'Almeida

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Sílvia. De facto, temos cada vez mais recursos disponíveis (e gratuitos) para nos ajudarem a aprofundar estas temáticas atuais com um forte impacto político na nossa vida quotidiana. A Coursera oferece imensas oportunidades de formação em diversas áreas, é uma verdadeira pérola!

    ResponderEliminar