quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Campanha “Sólo para niños”

Boa noite.
        Trago-vos o exemplo da campanha de consciencialização “Sólo para niños”, na minha opinião, muito inteligentes e bem conseguida. Foi criada pela ONG Espanhola ANAR (Ayuda Ñinos e Adolescentes en Riesgo) e está direcionada para crianças vítimas de maus-tratos. O brilhantismo desta campanha é o truque que foi utilizado para passar duas mensagens distintas a dois público-alvos: os adultos e as crianças. Tendo em conta a altura média de um adulto (1,75 m) e de uma crianças até aos 10 anos (1,35 m), os criadores da campanha conseguiram, através de perspectivas ópticas e do ângulo de visão, fornecer mensagens diferentes: os adultos têm acesso a uma imagem e as crianças a outra. Os adultos conseguem ver somente o rosto de uma criança, mas as crianças vêem o rosto de uma criança ferida e um número para o qual podem telefonar para pedir ajuda. Deste modo, as pessoas que acompanham as crianças não têm acesso a esta informação. Note-se que muitas vezes, essas pessoas são os agressores é aí que reside a genialidade da campanha.
No nosso país, de acordo com a APAV, 922 crianças e jovens foram vítimas de violência doméstica em 2013, número que aumentou face aos 827 casos reportados em 2012. Assim, com esta campanha os adultos têm acesso a uma advertência e as crianças têm acesso a uma fonte de ajuda.

Carolina Ribeiro Rodrigues

1 comentário:

  1. Genial a campanha com dupla mensagem, de acordo com o público alvo e a sua altura. Muito bem pensada a construção da imagem diferenciada tendo em conta o "corpo que vê". Uma reflexão sobre o olhar e a corporalidade.
    Este tipo de violência doméstica ainda está muito culturalmente arreigado entre nós, infelizmente, e tende a aumentar em tempos de crise. Eis um dos resultados nefastos das políticas de austeridade a que o nosso país tem sido sujeito, sem resultados económico-financeiros, senão o agravamento da crise, mas com um impacto social imenso.

    ResponderEliminar