segunda-feira, 4 de maio de 2020

Microplásticos


Boa tarde colegas!
    Venho partilhar convosco a minha experiência numa das praias com mais microplásticos em Portugal.
    Visto que ao longo das nossas aulas temos falado sobre a importância de termos consciência da nossa pegada ecológica no planeta, decidi trazer-vos o meu testemunho. A praia de que falo situa-se nos Açores, na ilha do Faial, e chama-se Praia do Porto Pim. Enquanto alguém que nasceu e cresceu nesta ilha, posso admitir que sempre tive orgulho em dizer que passava todos os verões na areia escura desta baía. Apesar da sua linda paisagem, é impossível ignorar a quantidade de microplásticos existente. De facto, e de acordo com um estudo realizado pela Sic Notícias no ano passado, vim a descobrir a chocante realidade: ali, existem cerca de 10 mil fragmentos de plástico por cada metro quadrado!
De facto, ao contrário do que eu achava anteriormente, os pedaços coloridos espalhados pela areia não são resultado do desgaste de rochas ou de outros organismos marinhos, mas sim fragmentos de embalagens e de outros produtos à base de plástico que são trazidos pelas correntes. Claro que, apesar da praia ser limpa anualmente, torna-se impossível recolher todos estes fragmentos e deixar o areal impoluto.
Por fim, deixo-vos com esta fotografia tirada por mim onde podem ver todo o plástico brilhar na areia. Espero possamos todos levar ainda mais a sério o impacto que as nossas ações possam ter no mundo ao nosso redor.

Sofia Luís

Sem comentários:

Enviar um comentário