Como todos sabem, vivemos uma
situação de pandemia, com o número de casos de infetados com o Covid-19 a
crescer diariamente em Portugal e noutros países por todo o mundo. Vive-se não
só uma situação de crise, mas também de pânico, como se pode ver pelas
prateleiras vazias de muitos supermercados
Tendo em conta este contexto, é interessante ver como a publicidade reage a estas circunstâncias.
Deparei-me com este anúncio, que está espalhado por vários mupis na cidade de
Lisboa. O anúncio promove um spray que (alegadamente) purifica o ar, matando os
vírus e as bactérias.
Visualmente
está muito bem desenhado. Chama-nos a atenção com a frase “Vírus, Bactérias?
Stop!”. De seguida, apela ao medo e à paranoia, exclamando “O ar que respiramos
é essencial!”. No centro do anúncio,
apresenta, então, o Spray como solução para este problema. Mostra-nos, dentro
de uma bolha, uma casa protegida dos vírus e bactérias pelo Spray, que se
encontra ao lado. Assim, este produto é apresentado como capaz de purificar o
ar e torná-lo totalmente livre de qualquer bactéria ou vírus que prejudique a
nossa saúde. Embora não fale diretamente no novo vírus, acho que todos
associamos imediatamente a palavra vírus ao Covid-19. Por fim, tem um call-to-action discreto, mas eficaz, em
que nos indica que o Spray está à venda nas Farmácias e Parafarmácias. Desta
forma, o anúncio consegue chamar a nossa atenção, apresentando-nos um problema
e a sua solução e indicando-nos os postos de venda nos quais podemos adquirir o
produto.
Não sendo o objetivo deste post explorar a
real eficácia do spray, achei interessante, contudo, encontrar um anúncio que
claramente se aproveita da situação atual para gerar um maior número de vendas.
De certeza que esta campanha está a ser muito eficaz, dada a escassez de álcool
e desinfetantes tradicionais nos locais habituais.
Sigam
as recomendações pela DGS e mantenham-se seguros, afinal “O Ar que respiramos é
Essencial”.
Gostava
de ouvir a vossa opinião neste anúncio,
Eduardo
Letria
Sem comentários:
Enviar um comentário