sábado, 2 de maio de 2020

A beleza sempre tem um preço, mas a que custo?




Já se perguntaram de onde vêm as extensões de cabelo humano? Pois bem…. Aqui está uma história arrepiante de uma mãe indiana que cortou e vendeu o cabelo por apenas 1,81€ para dar de comer aos filhos que estavam esfomeados. Esta família, como tantas outras nos países menos desenvolvidos, vive numa situação muito precária, sendo levada a tomar medidas extremas como a desta mãe (ou do pai das crianças que acabou por cometer suicídio). É um absurdo pensar que esta mãe vendeu o cabelo por tão pouco e, no entanto, esse mesmo cabelo vai ser revendido por preços exorbitantes nos países mais desenvolvidos.
A China e a Índia são dos maiores fornecedores de cabelo humano. No entanto, na Índia, existe um ritual em que as mulheres oferecem os cabelos,O cabelo provém de um ritual de tonsura, em que participam não só mulheres como também homens. No templo hindu de Tirumala, na cidade de Tirupati, Sudeste da Índia, 500 barbeiros cortam o cabelo a dez mil pessoas por dia. Ninguém sabe muito bem o que acontece às toneladas de cabelo humano dos crentes, mas fontes credíveis dizem que o cabelo é recolhido a cada seis horas e colocado em contentores selados até ao dia do leilão anual". Apesar disto, existem casos de mulheres na Índia que são assaltadas para lhes roubarem o cabelo: “Mais de 50 mulheres apresentaram queixa por lhes terem cortado cabelo enquanto estavam inconscientes”.
A prática de usar extensões de cabelo humano é maioritariamente para fazer com que as mulheres dos países mais desenvolvidos em que estes vão ser vendidos se sintam bonitas e na moda. A grande maioria das mulheres “comuns” quer usar extensões de cabelo sem pensar na razão. A resposta poderá estar no facto de quererem ser iguais às celebridades que as usam.
                  É verdade que a beleza sempre tem um preço, mas a que custo?
Termino com as palavras do jornalista Bruno Horta, que já acima citei: “É sabido que há cada vez mais mulheres que recorrem às próteses de cabelo humano para alcançarem um aspecto glamoroso. Mas o ponto de partida do negócio é ainda um enigma: porque razão há mulheres de países pobres que vendem ou doam o seu próprio cabelo - e em que condições o fazem?”
  Micaela Juravle

https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/o-estranho-caso-de-roubo-de-cabelo-feminino-na-india

  • Horta, Bruno."Sabe de onde vem o seu cabelo?", Público, 14/12/2010
 
  • S/A, "De onde vêm os cabelos da moda?", Correio da manhã, 25/10/2009

  •  S/A, "Mãe vende cabelo por menos de dois euros para alimentar os filhos", M80, 3/03/2020

 

1 comentário:

  1. Taito - Iron Plated Frame Hammer - Titanium Art
    Taito titanium white rocket league is a company black titanium fallout 76 that started as Taito. They operate under titanium connecting rod the name Taito in Japan. micro touch titanium trimmer Iron Plated Frames is a high quality frame hammer for the Japanese titanium wedding band market.

    ResponderEliminar