sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O corpo "perfeito"

Boa noite!
Deixo aqui a entrevista feita a Jessica Athayde, ontem, no Jornal das 8 na TVI, no seguimento das criticas feitas à actriz portuguesa pela sua participação na Moda Lisboa 2014. A actriz foi criticada nas redes sociais pela forma física que apresentou ao desfilar em bikini. Aqui fala-se de bullying entre mulheres e do conceito "ditadura de imagem". [O vídeo tem cerca de 10 minutos, mas que o diz respeito a este assunto começa ao minuto 2.20]
A actriz reagiu publicando um texto intitulado "Para mulheres reais" onde defendeu o fim bullying e apelou à solidariedade e união das mulheres. Deixo aqui o link do blogue da actriz, onde podem ler o texto publicado por ela no seguimento destas críticas.
                                                                                                                                                                                                                                                                      Jessica Lemos

2 comentários:

  1. Grata, Jessica, por partilhar uma polémica tão atual.
    Acrescento apenas à argumentação bem-intencionada, mas algo falha, da outra Jessica que estimular a rivalidade entre as mulheres sempre foi uma estratégia da ideologia patriarcal (dividir para reinar), basta pensarmos nos contos de fadas e nos papéis tradicionalmente atribuídos às figuras femininas (a madrasta faz mal à heroína que depois é salva pelo príncipe).
    Incrível como a visibilidade de uma mulher jovem e bela (mas não modelo profissional) na passerelle nos revela o absurdo dos corpos formatados das modelos que estamos habituados a ver em biquini/roupa interior… Para refletir!

    ResponderEliminar
  2. Gostava de acrescentar uma nota relativa à entrevista — por um lado, a celeuma criada pelo lindo corpo de Jessica Athayde é incomparável à violência doméstica retratada pela atriz numa telenovela; por outro, trata-se de um reflexo da mesma ideologia patriarcal, como penso ter ficado claro pelo meu comentário anterior.

    ResponderEliminar