terça-feira, 25 de novembro de 2014

Anúncio Calvin Klein X

Boa noite, colegas

Venho aqui tentar inserir um debate que não tem sido desenvolvido nas nossas aulas. Já discutimos muito os papéis de género na Publicidade e a objectificação da mulher nesta, algo que ocorre desde sempre na indústria publicitária e que contribui para criar visões estereotipadas das mulheres. Porém, há dois lados nesta moeda. Nunca discutimos o facto de que os homens também são vítimas de objectificação pela Publicidade. Tal não ocorre tanto como as figuras femininas, mas é uma realidade.
Tal como Caroline Heldman escreveu, uma das finalidades de objectificar uma pessoa é usar uma imagem sensual de forma a conseguir vender um produto. É exactamente esta a estratégia da publicidade. O anúncio Calvin Klein X Underwear—Mark your spot demonstra precisamente isto: utiliza quatro homens bonitos, musculados e sensuais (Kellan Lutz- actor; Fernando Verdasco- jogador de ténis; Hidetoshi Nakata- jogador de futebol e Mehcad Brooks-actor). A base do anúncio é apenas sexual, porque não é preciso muito mais para cativar uma grande parte dos consumidores. O anúncio utiliza linguagem com conotações sexuais; o ângulo da câmara direcciona o nosso olhar para os boxers e para o sexo dos modelos; o fundo é totalmente branco para não nos desviar a atenção destes corpos esculturais.
No fundo, não considerando se o anúncio é moralmente questionável ou não, há que admitir que foi bem-conseguido. Usa uma das armas mais fortes da publicidade: o sexo, a utilização de cromossomas, porque como nós já sabemos «sex “cells”».
Carolina Ribeiro Rodrigues


1 comentário:

  1. Na sociedade do espetáculo, como diria o Guy Debord, um dos autores presentes no material bibliográfico facultativo, todos somos tendencialmente instrumentalizados ao serviço de uma ideologia que projeta uma ilusão de afluência. A indústria publicitária também reifica corpos masculinos, sim, tendo em mente, neste caso um público masculino hetero e gay, parece-me. No entanto, por circunstâncias histórias do contexto patriarcal, a mulher assume tradicionalmente a posição de objeto do olhar (vs. aquele que olha), o que funciona tanto para um público masculino como feminino: os homens desejam possuir aquela mulher como troféu; as mulheres desejam adquirir os atributos da figura feminina, através da compra do produto mágico.

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