terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cultura Pop e publicidade

Boa noite!
Devido às várias análises de campanhas publicitárias que temos realizado na aula, tenho vindo a aperceber-me de certos aspectos do meu dia-a-dia, o que resultou numa pequena pesquisa da minha parte, em que uma ida a um Supermercado de grande dimensão se transformou num objecto de estudo. Não Poderei colocar todas as fotos que tirei, mas coloco aqui três exemplos. 
Nestes três produtos que fotografei: um gel de banho, chocolates e garrafas de águas, achei interessante o facto de estas três marcas utilizarem desenhos animados, actualmente populares, para despertarem interesse nos produtos, para um novo público alvo. Neste caso, trata-se de crianças, que, apesar de não serem consumidores directos, tomam sempre um papel importante nas decisões dos pais durante as compras. Assim, estes produtos, associando-se às figuras dos desenhos animados que vivem as vidas heroicas e maravilhosas que as crianças sonham, tornam-se objectos de desejo. É também interessante o facto de estes produtos estarem expostos numa prateleira baixa, ao alcance da visão (e das mãos) das crianças; para mais, encontravam-se ao lado de produtos idênticos mas direccionados para os adultos, o que permite à crianças ter a possibilidade de se identificarem com próprios pais — isto é, se a mãe escolhe um determinado champô, a criança tem esse mesmo champô ao seu alcance, mas com os seus heróis.  


Esta segunda imagem evoca um desfile de moda realizado para a colecção outono/inverno 2014que encontrei ao folhear uma revista. O "Chanel Supermarket" foi um projecto de moda que juntou alimentação e moda. Este projecto recriou um supermercado, em que os produtos alimentares são desenhados como se fossem roupas, e as roupas das modelos são criadas como alimentos. Nesta imagem. em particular, é utilizado o McDonalds como fonte de inspiração. 
Penso que o objectivo do desfile foi projectar o mundo da alta costura, considerado de luxo, para um local de acesso público, nomeadamente às classes mais baixas. Mas será que este "supermercado" é realmente para todos? Não me parece, pois os preços estão muito fora de alcance, (Carteira de pele e metal Chanel, 2300€). Parece-me, antes, que o autor do desfile tentou trazer as coisas do dia-a-dia das pessoas da classe média, a chamada Cultura Pop, para o mundo luxuoso. 

Maria Carmo 50164 


1 comentário:

  1. É, de facto, impressionante analisar os elos estreitos entre as diversas indústrias que dominam a sociedade contemporânea (pelo menos, o mundo dito ocidentalizado) — os mass media fornecem modelos ideológicos (através dos desenhos animados) e ainda personagens para aliciar as crianças a consumir determinados produtos, com embalagens por ela reconhecíveis; a moda pretende recriar o glamour em versão popular, quando, bem vemos pelo exemplo da malinha, o chique pobre é só acessível aos muito ricos.

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