sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

'Que Estranha Forma de Vida'_alternativas

 Olá, colegas!
Por estarmos quase a dar por terminada esta nossa jornada na cadeira de Cultura Visual, achei interessante partilhar convosco um pouco da sinopse de um documentário que vi noticiado num conhecido jornal online.
O pequeno filme chama-se Que Estranha Forma de Vida e foi realizado por Pedro Serra, um jovem realizador português, que nos mostra três comunidades sustentáveis e autossuficientes: Cabrum e Tamera, em Portugal, e a Cooperativa Integral Catalana, em Espanha. O realizador e a a sua equipa de filmagem conviveram de perto com o dia-a-dia dos habitantes, vivendo durante uma semana em cada uma destas comunidades, experimentando refeições feitas com produtos biológicos, escutando música e participando em muitas outras atividades.
“Quem vive numa cidade não tem de falar com as pessoas com quem se cruza na rua. Ali lida-se constantemente com egos e o tempo ganha outro sentido”, disse o cineasta em entrevista ao jornal.
Que Estranha Forma de Vida foi exibido em inúmeros festivais de cinema nacionais e internacionais, por exemplo, no Brasil, nos Estados Unidos, na Croácia e na Roménia, e obteve diversos prémios.
A história narrada neste documentário fez-me recordar de imediato grande parte das temáticas abordadas em aula, nomeadamente, o ponto 4.2 do nosso programa, isto é, sustentabilidade vs. crescimento; o texto Active Hope: How to Face the Mess We're in Without Going Crazy, mais precisamente, "The Third Story: The Great Turning", que a budista e ecologista Joanna Macy e o médico Chris Johnstone nos contam; e, claro, a inspiradora história de vida da nossa convidada Filipa Santos, educadora para a sustentabilidade.
Vejam o trailer e (se tiverem curiosidade) o documentário integral.


Mariana Nunes, nº 14580

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Mariana. É fundamental sabermos o que está já a ser feito para ousarmos sonhar fazer diferente, sim. Como comentou a Filipa quando connosco partilhou o seu caminho, as comunidades alternativas são de momento grandes laboratórios experimentais que testam modelos para um futuro sustentável.

    ResponderEliminar