domingo, 11 de dezembro de 2016

Donald Hoffman: "Do we see reality as it is?"

Olá colegas!

Na sequência do nosso estudo do conceito de visão, deparei com um TED Talk que me pareceu interessante partilhar.

Donald Hoffman, cientista cognitivo, tenta responder a uma questão complexa: será que experienciamos o mundo como ele realmente é… ou como precisamos que seja?
Numa conversa de aproximadamente 20 minutos, Hoffman reflete sobre o modo como as nossas mentes constroem a realidade e mostra como a perceção visual é responsável pela construção da nossa realidade diária. A realidade é, pois, um conjunto de fenómenos que o nosso cérebro constrói para orientar o nosso comportamento. Criamos tudo o que vemos e não há nenhum aspeto da realidade que não dependa da nossa consciência.

Citando o cientista: “Well, neuroscientists tell us that they are creating, in real time, all the shapes, objects, colors, and motions that we see. It feels like we're just taking a snapshot of this room the way it is, but in fact, we're constructing everything that we see. We don't construct the whole world at once. We construct what we need in the moment”.


Marta Simplício  Nº145651


1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Marta! Esta palestra dá-nos, de facto, uma perspetiva sobre a complexidade do processo de visão e do modo como a evolução molda a nossa perceção da realidade.

    ResponderEliminar